Viver

O grande final do Extramuralhas com Das Ich, Grave Pleasures, Walt Disco e mais cinco concertos

26 ago 2023 09:12

A edição de 2023 do Extramuralhas termina hoje em Leiria. Há guitarras emergentes do Reino Unido, sonoridades apocalípticas do norte da Europa e o regresso dos poderosos Das Ich, quase 20 anos depois

o-grande-final-do-extramuralhas-com-das-ich-grave-pleasures-walt-disco-e-mais-cinco-concertos
The Young Gods, cabeças de cartaz da primeira noite do festival, na passada quinta-feira
Ricardo Graça

A agenda do festival para este sábado, 26 de Agosto, começa no Jardim Luís de Camões com dois concertos gratuitos: às 17 horas, o pós-punk e dark wave do projecto I Am The Shadow, que a organização apresenta como “uma das bandas portuguesas mais internacionais dos nossos dias”; e, depois das 18 horas, o trio Girls in Synthesis, de Londres, talvez a parede de som mais ruidosa do 12.º Extramuralhas.

Pelas 20:30 horas, o festival dinamizado pela Fade In muda-se para o Teatro José Lúcio da Silva, onde vai escutar-se a escuridão rock e electrónica dos holandeses Gggolddd, em que se destaca a voz de Milena Eva. No álbum mais recente, a artista, vítima de agressão sexual, fala da experiência ocorrida quando tinha 19 anos de idade.

Ainda no Teatro José Lúcio da Silva, mas às 21:45 horas, vão a palco os apocalípticos Grave Pleasures, da Finlândia, com novo disco para mostrar na primeira vez em que actuam ao vivo em Portugal.

O Extramuralhas regressa ao Jardim Luís de Camões pelas 23:30 horas para receber os emergentes Walt Disco, que no ano passado integraram o extenso cartaz do festival Glastonbury. Oriundos de Glasgow, movem-se no universo glam, punk, new wave e art pop e já captaram a atenção da BBC e do New Musical Express.

Os históricos Das Ich, segundo a organização, considerados os pais do gótico industrial, fazem-se escutar a partir das 00:30 horas e prometem uma performance excêntrica e poderosa, no regresso a Leiria, onde estiveram em 2004, também por iniciativa da Fade In.

A última noite do 12.º Extramuralhas termina na Stereogun, já esgotada, com concerto de Leæther Strip e DJ set de Eskil Simonsson.

Walt Disco, Leæther Strip e Girls in Synthesis são estreias em Portugal. Os concertos no Jardim Luís de Camões são gratuitos.