Desporto

O melhor futebol de praia da Europa está de regresso à Nazaré

11 jun 2022 14:33

Duas equipas portuguesas com vários jogadores da região disputam esta tarde as semi-finais da Euro Winners Cup

o-melhor-futebol-de-praia-da-europa-esta-de-regresso-a-nazare
Estádio do Viveiro - Jordan Santos é o palco principal da competição
Daniel Rodrigues
Patrícia Carreira Gonçalves

Há muito que as ondas gigantes provaram que a Nazaré é mais que um destino sazonal e várias modalidades aproveitaram o embalo para fazer da vila piscatória um palco de referência no desporto mundial.

Antes das provas-rainhas do andebol de praia que estão para chegar, o areal nazareno já está a servir de arena à disputa dos títulos europeus de futebol praia.

Por estes dias, e até domingo, a marginal enche-se de jovens atletas que se reencontram na modalidade, a restauração e o comércio ganham ritmo à velocidade das línguas dos 24 países representados e na areia está instalado um estádio e três campos de futebol por onde roda a competição.

Com o pé na areia, muito convívio, um ‘futebol bonito’ e bicicletas de encher o olho aos amantes da modalidade, defrontaram o ‘desafio’ apuramento e disputam o título de Euro Winners Cup, em masculino e feminino.

Numa competição que conta com 80 equipas, várias têm a assinatura da região: GD Os Nazarenos, CB Caldas da Rainha, os leirienses GR Amigos da Paz – GRAP e ainda duas equipas masculinas e uma feminina do ACD O Sótão e as novas equipas, nos dois géneros, Nazaré 2022.

Destaque ainda para as equipas portuguesas SC Braga e Casa do Benfica de Loures que contam com jogadores da região para disputar hoje as semi-finais no masculino.

Para entrar em campo, o SC Braga conta com os leirienses André Lourenço e Diogo Oliveira e os nazarenos Ruben Brilhante e Jordan Santos, eleito melhor jogador de futebol praia do mundo em 2019 que dá nome ao estádio que recebe esta competição.

Com o emblema da Casa do Benfica de Loures está o nazareno Tiago Batalha e o leiriense Bernardo Lopes. 

 

Semi-finais disputam-se hoje

O Estádio do Viveiro - Jordan Santos recebe hoje, a partir das 15 horas, as semi-finais da competição no feminino praticamente apenas com as cores espanholas: primeiro o confronto entre as francesas Marseille BT e as espanholas Terrassa, e logo a seguir entre as espanholas AISP San Javier e Higicontrol Melilla. 

A partir das 17:45 horas disputam-se as vagas na final, primeiro entre CB Loures e os israelista Falfala Qassem, e depois, a partir das 19 horas, entre os franceses Grande Motte e o SC Braga.

No feminino, as semi-finais são disputadas a partir das 15 horas, no estádio principal, praticamente apenas com as cores espanholas: primeiro o confronto entre as francesas Marseille BT e as espanholas Terrassa, e logo a seguir entre as espanholas AISP San Javier e Higicontrol Melilla. 

Antes, entre os jogos que vão decorrer nos outros campos, destaque para a partida masculina das 17:45 horas no campo dois entre a equipa nazarena ACD O Sótão para defrontar o Augur Enemat, da Estónia. 

As finais disputam-se amanhã, último dia da competição.