Sociedade
O paladar português num restaurante na Grécia
Leiriense trabalha num restaurante de sabores mediterrânicos.
Foi em Portugal que começou a crescer a paixão pela cozinha. Bruno Braga nasceu e viveu em Leiria até aos 28 anos. Daqui, partiu para Inglaterra e de Inglaterra para a Grécia, onde vive e trabalha actualmente como chef do Solea Wine&Tapas Bar.
Em Leiria, geriu, com a família, um restaurante na Rua Direita: o Recanto dos Sabores. Mas, em época de crise financeira "as coisas começaram a correr mal" e não houve outra solução senão fechar o restaurante, recorda.
Durante o último ano em que o restaurante esteve aberto, lembra o chef, é que descobriu que "gostava de cozinhar". Foi então que, dois anos depois de encerrar o espaço, decidiu partir à aventura. "A minha vida estava a andar muito para trás, tive de me desafiar a mim próprio".
Mudou-se para Nottingham, Inglaterra e, com a ajuda de um amigo que residia naquela cidade, conseguiu encontrar alojamento e começar a orientar a vida naquele país. Apesar de já ter estudado a língua inglesa, não era fluente. "Os primeiros seis meses foram bastante complicados e, ao mesmo tempo, engraçados", lembra.
Não demorou muito tempo até conseguir encontrar um emprego: "fiquei no restaurante no qual tive a primeira entrevista de trabalho". A partir daí, conta, foi "sempre a crescer". Teve a oportunidade de trabalhar com chefs de cozinha conceituados, tais como Jamie Oliver e Gordon Ramsay.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.