Sociedade
O que se sabe e o que falta conhecer a sete meses das Autárquicas
A menos de sete meses das eleições, PS e PSD são os únicos partidos com candidatos anunciados. Nos movimentos independentes há ainda muita indefinição devido às alterações à Lei.
[Actualizado às 11:25 horas de 19 de Março de 2021, com a rectificação da identificação no mapa dos concelhos de Figueiró dos Vinhos e Alvaiázere]
A cerca de sete meses das eleições autárquicas, começa a definir-se o mapa dos candidatos às câmaras da região. Entre os principais partidos, o PSD leva a dianteira com dez dos 16 cabeças-de-listas já aprovados pelos órgãos concelhios e distritais e sete ratificados pela comissão nacional.
Do lado do PS, existem sete candidatos já com aval das respectivas concelhias. Há também luz verde da direcção nacional do partido para que os presidentes de Câmara em funções, ainda sem decisão das estruturas locais, voltem a concorrer, estando nessas condições António José Domingues (Ansião), Jorge Abreu (Figueiró dos Vinhos) e Gonçalo Lopes (Leiria).
Em termos concelhios, a maior indefinição regista-se em Leiria, onde não existe qualquer candidatura anunciada. É praticamente certo que Gonçalo Lopes avançará pelo PS, mas a decisão só será oficializada pela comissão política concelhia no próximo dia 25. No PSD, a indefinição em relação à capital de distrito é total. Este sábado, haverá plenário de militantes da concelhia, onde é esperado que seja indicado um nome, que terá depois de ser aprovado pela distrital e homologado pela nacional, a quem cabe a palavra final.
Também na Marinha Grande, não há ainda candidatos aprovados. Aurélio Ferreira, vereador do MpM é, para já, o único a assumir que irá entrar na corrida à liderança da Câmara, o que acontecerá pela segunda vez, depois de há quatro anos ter conseguido 22% de votos.
Do lado do PSD, na última semana, surgiu o anúncio, feito pelo líder do partido, Rui Rio, das candidaturas de Pedro Pimpão (Pombal), João Paulo Guerreiro (Alvaiázere), Célia Freire (Alvaiázere) e António José Lopes (Pedr&o
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.