Economia

Obra do edifício Smart Ocean Open Labs lançada a concurso

20 ago 2023 12:50

Investimento de 5,6 milhões para promoção da economia azul em Peniche

obra-do-edificio-smart-ocean-open-labs-lancada-a-concurso
Espaço ficará localizado no Porto de Pesca de Peniche
DR

A entidade gestora do pólo de Peniche do Hub Azul, Smart Ocean - Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia do Mar de Peniche, aprovou recentemente a abertura e o lançamento do concurso internacional para a empreitada de construção do edifício Smart Ocean Open Labs, investimento de 5,6 milhões de euros.

"Este edifício proporcionará as condições adequadas para o surgimento de um ecossistema de inovação para a economia azul na região Oeste,  através da promoção de uma modernização sustentável dos sectores tradicionais (como a pesca, o processamento de pescado ou turismo) e do desenvolvimento dos sectores emergentes (como aquacultura, biotecnologiaou digitalização)", exemplifica o Município de Peniche, em nota de imprensa.

"O pólo de Peniche do Hub Azul é um investimento do Plano de Recuperação e Resiliência, incluído na componente Mar, integrando a Rede Nacional de Infra-estruturas para a Economia Azul. O Smart Ocean - Parque de Ciência e Tecnologia do Mar de Peniche pretende reforçar a sua capacidade de apoio a startups e a projectos empreendedores da economia azul, através da construção de um conjunto de infra-estruturas de suporte, com elevada eficiência energética, para a dinamização e acolhimento de programas de aceleração e incubação de empresas em fase inicial de crescimento", prossegue a mesma fonte.

O Smart Ocean Open Labs, que será edificado no Porto de Pesca de Peniche, irá disponibilizar uma área para acolhimento empresarial, com módulos startup e escritórios para acolhimento empresarial. Os módulos startup serão especificamente definidos para acolher empresas da área da aquacultura, biotecnologia e inovação alimentar.

Já os espaços de acolhimento empresarial serão complementados com áreas de apoio I&D, dotados de equipamentos cientifico-tecnológicos para utilização por parte empresas que venham a instalar-se no Parque de Ciência e Tecnologia do Mar de Peniche, explica a autarquia.

"Esta infra-estrutura pretende ser um pólo de atracção empresarial, de capacitação de empresas e de cooperação entre a economia, a inovação e o conhecimento científico. Afirmar-se-á como um agente catalisador de uma economia regional baseada na exploração sustentável dos recursos marinhos, fortemente empreendedora, tirando partido de um trabalho em rede e de parcerias nacionais e internacionais. Pretende igualmente promover oportunidades para o desenvolvimento de contextos de co-criação e inovação aberta com o cluster marítimo local/regional e em áreas como a aquacultura, a biotecnologia, a inovação alimentar, o turismo costeiro e as tecnologias digitais", salienta o município.

A Associação Smart Ocean possui como sócios fundadores o Município de Peniche, a Docapesca, o Instituto Politécnico de Leiria e o Biocant, e como sócios efectivos a Associação Empresarial da Região de Leiria, a Associação para o Desenvolvimento de Peniche e Pontos Aqua LLC.

"No final de 2022, a Smart Ocean possuía acordos de cooperação com seis startups da área da economia azul nomeadamente Aqualgae, Atlantic Cellar, Biomimetx, Bitcliq, Flying Sharks e Seaentia, reflectindo a enorme necessidade e oportunidade deste tipo estruturas de suporte ao desenvolvimento da economia do mar", expõe a autarquia.