Sociedade
Obra no centro de Monte Real gera polémica e Município faz alterações
Câmara de Leiria lamenta que a população não tenha sido envolvida no projecto.
A dias do início das obras, a requalificação do largo da Igreja Matriz de Monte Real e zona envolvente – também conhecida como 'praça das hortênsias' – está a gerar polémica. De tal forma, que o presidente da Câmara foi chamado a intervir, promovendo uma sessão de esclarecimentos, através das redes sociais, protagonizada pelo vereador das Obras Municipais.
Entre os pontos contestados está o volume financeiro da intervenção - que nas várias fases de obra na rua de Leiria prevê um investimento global superior a dois milhões de euros –, mas também a falta de “debate” e de informação sobre o projecto.
Há ainda críticas em relação a algumas soluções propostas, como a retirada dos bancos típicos existentes naquela zona e a altura do mural do anfiteatro previsto para o local, entretanto alteradas pela Câmara, como anunciou, na sexta- feira o vereador das Obras, assegurando que o muro confinante com o quartel da GNR será rebaixado.
O autarca garantiu ainda que a rampa prevista no projecto, paralela à rua de Leiria, será executada junto ao balcão do BPI, evitando assim a retirada dos bancos existentes no local. Reconhecendo a necessidade da obra, Joaquim Vitorino, presidente da Associação de Turismo de Monte Real, lamenta que uma intervenção “desta dimensão”, que vai “mexer com o centro da vila”, não tenha sido “discutida e apresentada previamente” à população e aos órgãos autárquicos locais.
O dirigente conta que, na qualidade de membro da Assembleia de Freguesia, eleito pelo CDS-PP, questionou o presidente da Junta sobre o projecto em Dezembro último, “mas as respostas foram vagas”.
O líder da Junta, Faustino Guerra, defende-se, alegando que estava à espera que o projecto, desenvolvido pela Câmara “viesse à posse da Junta para o apresentar à popul
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.