Sociedade

Oposição contesta aumento da mensalidade da Academia Sénior da Batalha

26 dez 2023 10:00

Presidente da autarquia justificou o aumento com a subida dos custos e a melhoria do programa da academia

oposicao-contesta-aumento-da-mensalidade-da-academia-senior-da-batalha
Mensalidade da Academia Sénior está agora em 10 euros
Município da Batalha

O aumento da mensalidade da Academia Sénior da Batalha de cinco para 10 euros mereceu a contestação por parte do PSD durante a última Assembleia Municipal, realizada no dia 16 de Dezembro, onde a deputada Elodie Zeferino apontou ainda o facto de “a própria programação sénior ainda não estar totalmente reposta, havendo actividades por reactivar, como, por exemplo, em São Mamede”.

“A população sénior que usufruía de actividades físicas, como hidro-ginástica, pagava em tempos cinco euros por mês. Um valor isentado nos últimos anos, na sequência da pandemia, onde as aulas da Academia Sénior eram gratuitas através de um protocolo entre a câmara e a associação ‘Arte sem fim’. Não nos parece que seja aceitável que agora este custo tenha de ser suportado na íntegra pelos seniores. A pergunta é: onde está o apoio social e o incentivo à mobilidade física?”, questionou Elodie Zeferino.

Em resposta, o presidente do município esclareceu que o aumento da mensalidade para 10 euros verificou-se igualmente nos programas de outros concelhos vizinhos. “A Academia Sénior também tem direito a fazer a hidrogeriatria nas piscinas. Tivemos de subir e manter um valor idêntico aos concelhos vizinhos, pois os custos aumentaram para todos e em todos os segmentos. Melhorámos o programa da academia, nomeadamente as visitas que os participantes irão fazer, estando prevista uma deslocação a Serralves e outra a Lisboa. E, portanto, temos de tentar, com outras medidas, melhorar as condições de laboração da própria academia”, referiu Raul Castro.

Ainda no âmbito social, a deputada Elodie Zeferino questionou o executivo acerca da data prevista para a retoma do atendimento de acção social uma vez por mês em cada junta de freguesia, com o presidente Raul Castro a adiantar estar a ser feita uma “intervenção de re-estruturação no sector social da autarquia, no que toca ao seu funcionamento”.

“Irá desenvolver-se o Radar Social, que também vai atingir as freguesias, e um técnico que está para chegar ao Município da Batalha vai ajudar-nos igualmente a formatar a forma de haver esse atendimento, não só na sede do concelho, mas também nas respectivas freguesias”, explicou.