Sociedade

Orçamento Participativo de Leiria com propostas que vão da celebração de uma revolta popular à edificação de um busto

11 out 2021 14:24

Município dedica mais de 630 mil euros à consulta popular

orcamento-participativo-de-leiria-com-propostas-que-vao-da-celebracao-de-uma-revolta-popular-a-edificacao-de-um-busto
Oito propostas a votos na edição deste ano do OP
DR

Na quarta-feira, dia 13, às 18:30 horas, as propostas para votação no Orçamento Participativo, do Município de Leiria serão apresentadas publicamente, no Teatro José Lúcio da Silva.

A sessão terá transmissão em directo na página do Facebook do município. A edição deste ano do orçamento participativo disponibiliza 630.400,93 euros para a concretização das ideias mais votadas.

Após análise, apenas oito propostas foram seleccionadas por cumprirem os requisitos da iniciativa. Agora, no Teatro José Lucio da Silva serão apresentadas publicamente pelos respectivos subscritores.

O período de votação tem início no dia 18 e termina às 23:59 horas do dia 29 de Outubro, podendo o voto ser feito através de SMS (gratuito) ou da página do Orçamento Participativo, no site do Município.

Para utilização do sistema de SMS, será necessário enviar uma mensagem escrita para o número 4902 com a mensagem OPLEI[espaço]p[número da proposta][espaço]p[número da proposta][espaço][número do cartão de cidadão][espaço][data de nascimento no formato aaaa/mm/dd][espaço]aceito.

Será apenas possível atribuir um voto por tipologia, mas a votação para várias tipologias poderá ser feita no mesmo momento, em ambos os sistemas, não sendo necessário enviar mais do que uma mensagem ou submeter mais do que voto no site.

O Orçamento Participativo de Leiria apresenta três tipologias de proposta de iniciativa: Jovem, Verde ou Imaterial e Material. 

A primeira foi a que, nesta edição, colheu mais propostas (4), as restantes tipologias receberam duas cada. 

Orçamento Participativo de Leiria 

- Proposta 11: Celebração dos 80 anos da Revolta do Milho (União das Freguesia de Souto da Carpalhosa e Ortigosa, União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira e Freguesia da Bajouca)

- Proposta 20: Instalação de iluminação pública na Rua General Norton Matos (União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes)

- Proposta 30: Colocação de cobertura exterior (pérgula bioclimática), no Jardim de Infância da Caranguejeira (Freguesia da Caranguejeira)

- Proposta 35: Criação de espaço museológico na antiga escola básica de Souto de Cima, Caranguejeira (Freguesia da Caranguejeira)

- Proposta 36: Criação de ecocentro móvel para deposição de diferentes tipos de resíduos e circulação pelas freguesias (todas as freguesias)

- Proposta 40: Criação de zona de lazer e de desporto no pinhal da EB 2/3 Henrique Sommer, Maceira (Freguesia da Maceira)

- Proposta 43: Colocação de cobertura exterior (pérgula bioclimática) no jardim de Infância/Escola Básica de Souto do Meio, Caranguejeira (Freguesia da Caranguejeira)

- Proposta 44: Criação e instalação de estátua/busto do Prof. José Hermano Saraiva no Jardim da Vala Real (União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes)