Viver

Orfeão anuncia primeiro Ciclo de Órgão de Leiria

7 fev 2023 09:15

Três concertos em Leiria no primeiro ciclo de música dedicado ao órgão

orfeao-anuncia-primeiro-ciclo-de-orgao-de-leiria
O programa arranca em Março na Sé de Leiria
Ricardo Graça

O grande órgão de tubos da Sé de Leiria, que, em 2022, chegou aos 25 anos em actividade, é constituído por 2.300 tubos e atinge 11 metros de altura.

É na Sé de Leiria que, a 10 de Março, começa o primeiro Ciclo de Órgão de Leiria.

O concerto Um Trio que Canta, com início às 21:30 horas, junta o Liz Consort: Rute Martins (órgão), Carla Antunes (flauta transversal) e Gonçalo Pereira (fagote).

No dia seguinte, 11 de Março, à mesma hora, o programa prossegue na Igreja do Seminário Diocesano. Inspirando Ar, Expirando Música reúne o contratenor João Paulo Ferreira e o músico João Santos (órgão e órgão expressivo).

Finalmente, a 12 de Março, pelas 17 horas, o Santuário de Nossa Senhora da Encarnação recebe Música para Instrumentos de Tecla, com Samuel Monteiro (órgão), Guilherme Faure (órgão) e alunos da Universidade de Aveiro.

O primeiro Ciclo de Órgão de Leiria foi anunciado pelo Orfeão de Leiria.

Na organização, está também envolvida a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), a Câmara Municipal de Leiria, a Paróquia de Leiria, o Seminário Diocesano de Leiria, a Confraria de Nossa Senhora da Encarnação e o movimento Órgãos de Tubos em Portugal.