Viver

Os Mamaias, de António Cova, em estreia nos últimos dias do Acaso

26 out 2022 15:26

A companhia Ajidanha, as marionetas Partículas Elementares e Os Mamaias – Perdi-te em Mokaville, a fechar o festival Acaso

No segundo filme da trilogia produzida pela Fulo HD, Abílio Maia está de volta a Mokaville, três meses depois da primeira visita. O filho de Carlos Maia e Maria Eduarda regressa após perder a meia irmã e multiplica-se em esforços para a recuperar.

A estreia de Os Mamaias – Perdi-te em Mokaville, com realização e argumento de António Cova, acontece esta quinta-feira, 27 de Outubro, no Teatro Miguel Franco, em Leiria.

A sessão com início às 21:30 horas faz parte da programação do festival Acaso, iniciativa d'O Nariz – Teatro de Grupo.

Com direcção de fotografia e edição a cargo de Lisa Teles, curadoria plástica de Nuno Gaivoto e som por Pedro Miguel, Os Mamaias – Perdi-te em Mokaville sucede a O Crime do Padre Mamado, o primeiro filme da trilogia, que estreou há um ano, também no Acaso.

O último fim-de-semana do 27.º Festival Internacional de Teatro Acaso inclui, ainda, um espectáculo de marionetas no Auditório Municipal da Batalha (Ninho, por Partículas Elementares, sábado, 29 de Outubro, às 16 horas) e a peça Magalhães e Elcano, da companhia de teatro Ajidanha (também no sábado, mas no Teatro Miguel Franco, às 21:30 horas).

Com encenação de José C. Garcia, Magalhães e Elcano parte da primeira circum-navegação empreendida por Fernão de Magalhães há 500 anos. A apropriação do universo da expedição que levou cerca de mil dias é o ponto de partida para uma investigação em torno da coabitação de diversas culturas e dos traços sócio-culturais que compõem a sua identidade.