Saúde
Os problemas de saúde mental que despertam instintos homicidas
O Encontro de Saúde Mental do Centro Hospitalar de Leiria dedicou um dia as perturbações de personalidade, um dos problemas mentais que estão na base do comportamento de alguns psicopatas
“Os transtornos de personalidade são algo a que os psiquiatras e psicólogos fogem, pois são difíceis de trabalhar.” A constatação de Rui Abrunhosa Gonçalves, psicólogo forense e actual director-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, foi feita em jeito de elogio à organização do Encontro de Saúde Mental do Centro Hospitalar de Leiria, que dedicou um dia à discussão sobre perturbações mentais como a borderline.
Estes transtornos são característicos da maioria dos homicidas, psicopatas ou serial killers. Recordando John Haigh, conhecido como o vampiro de Londres, David Berkowitz, apelidado de Filho de Sam ou Assassino da 44, e até, bem mais perto, a máfia de Braga, que matou um empresário e dissolveu-o em ácido, Rui Abrunhosa Gonçalves afirmou que “muitas vezes a realidade excede a ficção”.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.