Sociedade

Osso da Baleia é Praia +Acessível

16 dez 2021 16:33

Praia de Pombal oferece condições para pessoas com mobilidade condicionada ou reduzida, soluções inclusivas para cegos ou público com baixa visão e um código de cores para daltónicos

osso-da-baleia-e-praia-acessivel
.
CM Pombal

A única praia do concelho de Pombal, Osso da Baleia, na Mata Nacional do Urso, foi distinguida  com  o  segundo posto no Prémio Praia +Acessível, no âmbito do programa Praia  Acessível – Praia para Todos!”.

Segundo o júri, esta estância balnear evidencia as melhores práticas, "quer ao nível da qualidade das condições de acessibilidade e apoios disponibilizados às  pessoas com mobilidade condicionada, quer  do  carácter  inovador  das soluções adoptadas para prevenir a discriminação destes cidadãos e aumentar o seu grau de satisfação com as condições de usufruto ali proporcionadas".

Após  análise  e  avaliação  das  20  candidaturas  validadas, com  base  na  ponderação  dos  critérios regulamentares, o júri deliberou atribuir o segundo lugar à praia do Osso da Baleia, tendo o primeiro lugar sido atribuído à praia da Figueirinha, no Município de Setúbal.

Como prémio, o município e a praia receberão equipamentos  destinados  a  melhorar  as  condições  de  acessibilidade.

A vereadora de Pombal com o Pelouro da Ecologia, Ambiente e Acção Climática, Catarina Silva, a atribuição do galardão traduz-se na “melhor evidência do reconhecimento pelo trabalho realizado” para que a praia do Osso da Baleia seja acessível a todos". 

O Osso da Baleia oferece condições e infra-estruturas para pessoas com mobilidade condicionada ou reduzida, soluções inclusivas para cegos ou público com baixa visão e um código de cores para daltónicos, nas bandeiras, ecopontos e painéis informativos.

Foto: CM Pombal
O prémio foi atribuído por um júri nacional, composto por representantes do Instituto Nacional para a Reabilitação, que preside, da Agência Portuguesa do Ambiente, do Turismo de Portugal, da Direcção-Geral  da  Autoridade  Marítima/Instituto  de  Socorros  a  Náufragos,  da  Associação  Bandeira  Azul  da Europa e da entidade patrocinadora do Prémio, este ano a empresa IACESS, Lda.