Sociedade

Ourém aprova projecto para ampliar parque da cidade com mais três mil árvores

26 nov 2024 11:33

Investimento rondará 1,8 milhões de euros e contemplará a extensão dos percursos cicláveis e pedonais

Parque da Cidade António Teixeira
Parque da Cidade António Teixeira
DR
Projecto contempla também a requalificação das margens da ribeira de Seiça
Projecto contempla também a requalificação das margens da ribeira de Seiça

O Parque da cidade de Ourém vai crescer e ganhar mais três mil árvores e arbustos. O projecto de expansão foi aprovado, na semana passada, em reunião de câmara e prevê um investimento a rondar 1,8 milhões de euros.

A ampliação acontecerá no troço sul do parque, entre as pontes do Regato (rua dos bombeiros) e a dos Namorados, com a criação de mais um quilómetro e meio de vias vias cicláveis e pedonais.

Segundo o projecto aprovado, serão também instalados espaços interactivos, "relacionados com educação ambiental", áreas de repouso e outras para recreio ao ar livre, bem como equipamentos para a prática desportiva ao ar livre. Está ainda prevista a requalificação e estabilização das margens da Ribeira de Seiça, ao longo da qual se desenvolve o Parque António Teixeira (antes designado por Parque Linear), uma intervenção que incluirá a remoção de espécies invasoras.

"É um projeto que Ourém precisa e que vai trazer mais qualidade de vida" sublinha o presidente da Câmara, Luís Albuquerque, adiantando que o município está a ultimar uma candidatura a fundos comunitários, com o objectivo de lançar a empreitada no próximo ano.

A autarquia tem também a intenção de ampliar o parque para nascente, até à Ponte da Olaia, já na zona de Seiça, mas, para já, ainda não existe projecto nem calendarização.