Sociedade

Ourém cria estacionamento e circular externa, reforça sanitários e transferes, para visita do Papa durante JMJ a Fátima

25 jun 2023 14:00

Autarquia espera muitos milhares de visitantes em Agosto

ourem-cria-estacionamento-e-circular-externa-reforca-sanitarios-e-transferes-para-visita-do-papa-durante-jmj-a-fatima
Papa Francisco regressa a Fátima em Agosto
Fotografia: Presidencia de la República Mexicana

A autarquia de Ourém iniciou em Fátima, os trabalhos de preparação para o acolhimentos dos peregrinos que passarão pelo santuário durante a Jornada Mundial da Juventude e visita do Papa Francisco, no dia 5 de Agosto.

A visita de milhares de pessoas, antes, durante e após a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), levarão à criação de um "conjunto de condições que assegurem a segurança e tranquilidade de todos aqueles que residem ou visitam Fátima neste período".

Na sexta-feira, dia 23 de Junho, informa a autarquia, "concretizou-se uma reunião alargada que permitiu fazer um levantamento geral das necessidades, para uma eficaz actuação de todas as entidades envolvidas nas operações de segurança."

Participaram o vereador com o pelouro da Protecção Civil, Rui Vital, o comandante distrital de Santarém da Protecção Civil, David Lobato, representantes das forças de segurança, do Santuário de Fátima e serviços que terão que ser assegurados durante a Jornada Mundial da Juventude e estada do Papa Francisco em Fátima.

Foram já identificados locais adequados para a instalação das infraestruturas da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil - ANEPC, parques automóveis para ligeiros e pesados de passageiros e parques de acampamento, que estão a ser já intervencionados.

"O município identificou cinco locais com uma área aproximada de dois hectares para instalação das infraestruturas da ANEPC, cerca de 80 terreno - aproximadamente 52 hectares - para estacionamento automóvel e com uma capacidade aproximada de 11 mil lugares, além de oito terrenos - cerca de 10 hectares - com capacidade para cerca de 1800 autocarros. Foram também solicitados terrenos para a criação de dois parques de acampamento autorizado, com uma área total aproximada de nove hectares."

O Município de Ourém vai criar um terminal rodoviário provisório para tomada e largada de passageiros dos circuitos de transferes e vai contratar autocarros para esses circuitos, vai ainda criar e sinalizar uma circular externa a norte de Fátima para desvio e descongestionamento de trânsito.

Serão também contratados contentores sanitários e balneários para apoio aos parques de acampamento autorizado e 80 sanitários químicos portáteis para reforço na cidade de Fátima.