Sociedade
Ourém disponibiliza visitas virtuais à vila medieval e ao museu municipal
Equipamento está, desde esta quinta-feira, disponível no Paço dos Condes de Ourém (castelo) e resulta de uma candidatura ao ProMuseus2021, programa da Rede Portuguesa de Museus.
Já é possível fazer visitas virtuais à vila medieval, ao Castelo e Paço dos Condes de Ourém e aos núcleos expositivos e interpretativos do Museu Municipal da cidade. As visitas “imersivas” são possíveis através do equipamento que, desde esta quinta-feira, está disponível no Paço dos Condes.
Em comunicado, a câmara explica que os dispositivos permitem “o acesso a conteúdos num ambiente digital e ajustado a vários públicos, através de uma linguagem contemporânea, clara e simples, respeitando os princípios da inclusão e acessibilidade”.
O objectivo é que os diferentes públicos possam ter “uma visão global dos diversos núcleos de forma intuitiva e acessível”, proporcionando também às pessoas com mobilidade condicionada “uma visita informada e autónoma dos monumentos”.
A nova oferta, disponibilizada ao público no Dia Internacional dos Museus, que se assinala esta quinta-feira, dia 18, resulta de um financiamento obtido pela câmara do programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus – ProMuseus2021.
Ainda no âmbito do Dia Internacional dos Museus, realiza-se, esta sexta-feira, uma caça ao tesouro para crianças e uma visita noturna no Castelo de Ourém.
No sábado, a autarquia celebra a Noite Europeia dos Museus com o evento “Uma Noite no Museu”, enquanto no domingo o Parque Natureza do Agroal recebe a apresentação do projeto “Observatório dos Rios”, integrado na Odisseia Nacional do Teatro Nacional D.ª Maria II e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.