Sociedade

Ourém investe 1,3 milhões de euros na recuperação de áreas ardidas

6 fev 2023 11:24

Acções financiadas pelo Fundo Ambiental e pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Estão previstos trabalhos de estabilização e protecção de encostas e de linhas de água nas zonas afectadas pelos fogos do último Verão.

ourem-investe-13-milhoes-de-euros-na-recuperacao-de-areas-ardidas
Incêndios do último Verão destruíram mais de cinco mil hectares em Ourém
Ricardo Graça

O Município de Ourém vai promover um conjunto de acções de estabilização e recuperação de áreas ardidas. No total, está previsto um investimento a rondar 1,3 milhões de euros, que contará com o apoio do Fundo Ambiental e o do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, entidades com as quais a autarquia acaba de celebrar um contrato-programa.

O protocolo prevê a atribuição de um apoio 1 260 523,14€, que será afecto à implementação de medidas para recuperação de infra-estruturas afectadas em troços das faixas de gestão de combustível, incluindo o tratamento de rede viária, explica uma nota de imprensa da câmara.

Segundo a autarquia, as acções de estabilização incidem também no controlo da erosão e no tratamento e protecção de encostas. Para tal, serão “promovidos trabalhos de aquisição ou corte e processamento de resíduos orgânicos/florestais e a instalação de barreiras de resíduos florestais, troncos e outros”.

No âmbito da prevenção da contaminação, assoreamento e recuperação de linhas de água, os trabalhos irão incidir na regularização do regime hidrológico e “na correcção torrencial de pequena dimensão”. Está ainda prevista a instalação de vegetação ripícola e acções de controlo de espécies invasoras lenhosas.

"O contrato-programa em causa suporta todas as despesas inerentes à execução das ações, incluindo as despesas associadas aos procedimentos de contratação, fiscalização e gestão”, salienta o Município de Ourém.