Viver

Ourém recebe Sara Barros Leitão no monólogo de Maria com a sua patroa

2 nov 2022 16:35

A mais recente criação da actual directora artística do Teatro Oficina chega em Ourém à última apresentação do ano

ourem-recebe-sara-barros-leitao-no-monologo-de-maria-com-a-sua-patroa
No TMO, a história do trabalho invisível que põe o mundo a mexer
DR

A actriz, encenadora e dramaturga Sara Barros Leitão, vencedora do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II em 2019, vai apresentar em Ourém a peça de teatro Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa.

A apresentação está agendada para sábado, 5 de Novembro, no Teatro Municipal de Ourém, com início às 21:30 horas.

Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa é a mais recente criação de Sara Barros Leitão, que actualmente assume a direcção artística do Teatro Oficina, em Guimarães.

O título retirado do livro Novas Cartas Portuguesas anuncia “a história, ainda pouco conhecida, pouco contada, pouco reconhecida, pouco valorizada, do trabalho das mulheres, do seu poder de organização, reivindicação e mudança”, lê-se na nota de divulgação.

“É a história das mulheres que limpam o mundo, das mulheres que cuidam do mundo, das mulheres que produzem, educam e preparam a força de trabalho, do trabalho invisível que põe o mundo a mexer”, resume o texto.

O espectáculo estreou a 4 de Novembro de 2021, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e a apresentação em Ourém é a vigésima e última deste ano (continuará em digressão nacional e internacional em 2023).

Natural do Porto (1990) e nomeada em 2015 para o Globo de Ouro e para o Prémio Sophia de melhor actriz de cinema, Sara Barros Leitão trabalha regularmente em televisão, cinema e teatro.

Nos últimos anos destacam-se as encenações de Trilogia das Barcas (2018), de Gil Vicente, e Rei Lear (2019), de William Shakespeare, co-produzidos pelo CCB e Toy Ensemble; Teoria das Três Idades (2018), co-produção do Teatro Experimental do Porto e Teatro Municipal do Porto; e Todos Os Dias Me Sujo De Coisas Eternas (2019), no âmbito do projecto Cultura em Expansão.

Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa, para maiores de 12 anos de idade, com 105 minutos, é uma produção Cassandra em co-produção com 23 Milhas, Fundação Centro Cultural de Belém, A Oficina, Cine-Teatro Louletano, Teatro Académico Gil Vicente, Teatro do Noroeste /Centro Dramático de Viana, Teatro Municipal Baltazar Dias, Teatro Nacional São João, Teatro Viriato e residência de co-produção com O Espaço do Tempo.

Os bilhetes custam 7,50 euros (descontos aplicáveis).