Saúde
Ourém reforça atendimento médico e inaugura seis balcões SNS24
Segundo o presidente da câmara, “brevemente” será disponibilizado um serviço de tele-consultas no Centro de Saúde de Ourém

O Município de Ourém, a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria e a Misericórdia de Fátima-Ourém formalizaram, no passado dia, 13, o protocolo para reforçar o programa Bata Branca, que passa a disponibilizar 225 horas semanais de atendimento médico, o que representa um aumento de 50 horas. No mesmo dia, foram oficialmente abertos seis balcões SNS 24 no concelho.
Com este reforço, o programa Bata Branca passa a contar com dez médicos. “Pela primeira vez nos últimos anos todas as extensões de saúde do concelho têm um médico de família ou um médico assistente, pelo menos uma vez por semana”, assinalou o presidente da câmara, Luís Albuquerque.
Citado numa nota de imprensa do município, o autarca revelou ainda que “brevemente” será disponibilizado um serviço de tele-consultas no Centro de Saúde de Ourém, a assegurar por dois médicos de família.
Luís Albuquerque adiantou ainda que estão a ser desenvolvidos “todos os esforços” para concretizar a constituição de uma USF na sede de concelho. A expectativa do autarca é que, a curto prazo, aquele centro de saúde terá médicos suficientes para assegurar o funcionamento da USF e, “num futuro próximo”, para viabilizar um Serviço de Atendimento Permanente até às 24 horas.
Localizados em Caxarias, Espite, Ribeira do Fárrio, Freixianda, Matas e Rio de Couros, os Balcões SNS 24 permitem aceder aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde, como marcar, desmarcar e remarcar consultas e exames, consultar baixas médicas, renovar medicação habitual e emitir auto-declaração de doença ou testamento vital.