Sociedade
Ourém vai criar quatro novos pontos de água para apoio ao combate a incêndios
Novas estruturas nas freguesias de Atouguia, Alburitel, Misericórdias e Freixianda.
O Município de Ourém vai avançar com a criação de quatro novos pontos de água para abastecimento de helicópteros no combate a incêndios. Um deles ficará localizado na antiga pista de motocross do Escandarão, já desactivada.
Nesse sentido, a câmara aprovou, na semana passada em reunião de executivo, um protocolo com a empresa proprietária do espaço, que prevê a cedência à autarquia da gestão do ponto de água existente no local durante 15 anos, com o município a assumir o pagamento de 3.500 euros, valor dos eucaliptos que será necessário cortar para que o local possa ser utilizado por helicóptero.
Os restantes três pontos de água serão instalados nas localidades de Sobral (freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias), Toucinhos (Alburitel) e Malaguarda (Freixianda), em locais identificados pela Protecção Civil e onde não existe este tipo de estruturas, explica o presidente da Câmara Luís Albuquerque.
Cada um destes três novos pontos de água terá um custo aproximado de 50 mil euros, sendo que no caso da Freixianda e de Alburitel será também necessário fazer um furo para abastecimento