Economia

Oxy Capital quer comprar empresas vidreiras da Batalha

29 nov 2021 17:16

Operação de concentração e mudança accionista nas duas unidades foi comunicada à Autoridade da Concorrência no final da semana passada e divulgada esta segunda-feira

oxy-capital-quer-comprar-empresas-vidreiras-da-batalha
.
DR

A Oxy Capital pretende avançar para a compra da totalidade do capital da Vidros Cerejo e da Batalha Tempra, empresas instaladas na Zona Industrial da Batalha.

A operação de concentração e a mudança accionista nestas duas unidades especializadas na moldagem e na transformação de produtos de vidro foi notificada à Autoridade da Concorrência no final da semana passada e publicada esta segunda-feira.

De acordo com o anúncio, a sociedade gestora de fundos de capital de risco tenciona ficar com o “controlo exclusivo” destas duas empresas.

Fundada em 1991 por José Pinheiro Cerejo da Silva, a Vidros Cerejo reclama a posição de liderança no mercado nacional na transformação e comercialização de vidro plano, nomeadamente vidro duplo e vidro temperado.

“Apresentando um crescimento contínuo e sustentado desde a sua fundação, a Vidros Cerejo tem vindo a registar um aumento da sua área produtiva e de armazenamento, assim como o alargamento dos produtos disponibilizados”.

Em 2018, devido à “necessidade de expansão para novos mercados”, criou com a Batalha Tempra a marca Vitrer, com a qual passou a operar em países europeus como França, Bélgica, Suíça e Inglaterra e nos países do Magrebe, lê-se no seu site.

A Batalha Tempra foi criada em 2007 por José Cerejo com outros quatro sócios: Paulo Nuno, João Peixe, Fernando Oliveira e José Gonçalves.

Iniciou actividade em Janeiro de 2008, sendo “a primeira na área totalmente autónoma na zona Centro do país, podendo por isso colaborar com os cliente na prestação de serviços de tratamento térmico do vidro e evitar que estes se desloquem a outros pontos do país”.

Em 2019 a empresa procedeu à conclusão da construção das novas instalações e implementação de novos equipamentos, incluindo a instalação de um novo forno para realização de serviço de vidro de segurança temperado termicamente, lê-se no seu site.

Além do sector vidreiro, em que está agora a apostar, a Oxy Capital controla empresas em vários sectores de actividade, como o ramo hoteleiro, as tecnologias de informação, a produção de cabos eléctricos, de telecomunicações e para automóveis, a extração e comercialização de argilas, caulinos e areias, ou a produção e comercialização de pastas cerâmicas.

Cabelte, Feedzai, Bliss, Aleluia Cerâmicas, Casino de Tróia e Marriott Praia d’el Rey (Óbidos), Quinta das Lágrimas e Vilarara Thalassa Resort são alguns dos activos no portefólio da Oxy Capital.