Viver
Pão e gastronomia inspiram oficinas e conversas no Moinho do Papel
Ciclo em Leiria começa no sábado e prolonga-se até Outubro

Uma oficina de fabrico de pão caseiro, cozido em forno de lenha, seguida de uma conversa sobre gastronomia. Próximo sábado, 5 de Abril, no Moinho do Papel, em Leiria, com início às 16 horas. A actividade está sujeita a inscrição através do telefone 244 839 672 (chamada para a rede móvel nacional) ou do email moinhodopapel@cm-leiria.pt.
“Amassar o Pão – Conversas sobre gastronomia da região de Leiria” é um novo projecto do Moinho do Papel, desenvolvido em parceria com o É de Leiria e com a Bardec.
Neste primeiro fim-de-semana, além da oficina de cozedura de pão caseiro em forno de lenha, o programa inclui, depois das 17 horas, a conversa “Pão Nosso”, com o historiador, gastrónomo e gastrósofo José Marques da Cruz, moderada pelo chef Rui Lopes.
Pelas 17:45 horas, está prevista a degustação do pão saído do forno a lenha.
De acordo com o município de Leiria, nos próximos meses serão dinamizadas dez conversas de conteúdo diverso, e outras tantas oficinas, sempre com o pão como mote, abordado na sua dimensão universal, que extravasa a função alimentar e nutricional.
“Do pão de massinha (massa mãe) aos pães doces e folares, dos pães da borda do mar à broa de milho amarelo, até 25 de Outubro todos os caminhos do pão e da gastronomia regional vão dar ao Moinho do Papel”, antecipa a autarquia.
Um dos objectivos da iniciativa passa, justamente, por realçar a importância que o Moinho do Papel teve ao longo de séculos como moinho de cereal, e dar a conhecer a técnica ancestral de preparar a massa do pão, mas também o forno a lenha, para a cozedura do pão nas suas mais diversas formulações.