Viver
Paper View abre hoje novo espaço e anuncia mais de 30 edições
Inauguração com spoken word por Valério Romão e José Anjos, projecção de curtas, lançamento de duas zines e a exposição Linha, de João Fazenda
A editora independente Paper View espera disponibilizar mais de 30 novas edições ao longo do mês de Novembro, a começar com o lançamento, esta tarde, das zines Outline e Confinamento.
O espaço Paper View, dirigido por Sal Nunkachov, inaugura hoje, 1 de Novembro, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, em Leiria.
Pelas 17 horas, abre a exposição Linha, de João Fazenda.
Durante a tarde, está prevista a projecção de três curtas de João Fazenda com argumento de João Paulo Cotrim e ainda a curta Copyshop, de Virgil Widrich.
Às 18:30 horas, spoken word e Charles Bukowski, por Valério Romão e José Anjos.
Segundo Sal Nunkachov, as edições previstas para Novembro incluem livros de Fred Free, Derek Beaulieu, Gary Barwin, Gregory Betts, Billy Mavreas, Geof Huth e James Knight, entre outros.
O espaço Paper View é livraria e alfarrabista com foco na edição de autor e na edição independente, galeria e centro de serviços de impressão com recurso a equipamentos considerados obsoletos, o mais antigo do início do século XX, ali reunidos numa espécie de pequeno núcleo museológico.
É, também, oficina gráfica de pesquisa e experimentação e lugar para tudo o que se relaciona com a impressão e com o livro, dentro do objectivo de resgatar memórias e explorar técnicas e processos.
Com um longo histórico na edição independente e na organização de eventos relacionados com a edição independente, a Paper View ambiciona trazer especialistas a Leiria para formações ou exposições e continuar a cooperar em redes nacionais e internacionais.
No dia 19 de Novembro, recebe uma exposição de Fernando Aguiar e a apresentação do livro Micróbios, de Henrique Manuel Bento Fialho.
Mara Mures coordena o workshop Pigmentos no dia 20 e António Palmeira orienta um workshop de cianotipia a 27 de Novembro.
No dia seguinte, 28 de Novembro, está agendado mais um lançamento, Depois do Crime, de Rita Marrafa de Carvalho.