Economia

Paralisação acima de 90% no primeiro dia de greve na Nova DS Smith Embalagens

30 abr 2021 18:45

Trabalhadores reivindicam aumentos salariais

paralisacao-acima-de-90percent-no-primeiro-dia-de-greve-na-nova-ds-smith-embalagens
Unidade de Marrazes, Leiria, tem 140 trabalhadores
DR
Daniela Franco Sousa

António Liz, representante da comissão de trabalhadores da Nova DS Smith Embalagens, explica que, até agora, no primeiro dia de paralisação desta fábrica dos Marrazes (Leiria), a adesão à greve situa-se acima dos 90%.

Com a paragem, expõe António Liz, os trabalhadores pretendem ver aumentados os seus vencimentos e protestar em relação ao que consideram ser “uma crise geracional” dentro da empresa.

Aos 64 anos de idade, o representante da comissão de trabalhadores lamenta que trabalhadores na casa dos 20 e dos 30 anos, “gente qualificada, trabalhadora e empenhada”, tenham um rendimento que é “metade” do seu, devido a diferenças entre salários e subsídios atribuídos.

Há por parte da empresa “uma desvalorização” do trabalho das gerações mais jovens, que, face aos seus “baixos rendimentos”, “não pode ter perspectivas de constituir família e ter o seu próprio lar”, lamenta António Liz.

Trata-se de uma situação que não se justifica, defende o representante da comissão de trabalhadores, notando que a multinacional tem alcançado “resultados excelentes”.

Os trabalhadores da Nova DS Smith Embalagens iniciaram esta paralisação às 6 horas de hoje, dia 30, que vão terminar amanhã, dia 1 de Maio, pela mesma hora.

Está ainda prevista nova paralisação a começar às 6 horas do dia 3 de Maio e a terminar às 6 horas do dia 4. Em causa está uma unidade com 140 trabalhadores, dos quais 100 alocados à área produtiva.

O JORNAL DE LEIRIA tentou, sem êxito, ouvir a direcção da empresa.