Sociedade
Parque de lazer ganha Orçamento Participativo de Porto de Mós
Proposta mais votada prevê a criação de um parque junto ao cruzeiro de Casais de Matos, na freguesia de Calvaria de Cima
A proposta para a criação do Parque do Cruzeiro de Casais de Matos, na freguesia de Calvaria de Cima, venceu a edição deste ano do Orçamento Participativo do Município de Porto de Mós.
Os resultados da votação foram anunciados, no sábado, no mesmo dia em que decorreu a inauguração da obra referente à proposta vencedora do ano passado, a requalificação do arruamento de acesso ao Centro Cultural e Recreativo Dom Fuas, na Fonte do Oleiro.
De acordo com os resultados, a proposta para o parque do cruzeiro obteve 432 votos, mais 86 do que o segundo classificado, que preconizava a requalificação do ringue polidesportivo de Calvaria de Cima. Nos lugares seguintes surgiram três propostas para a freguesia do Juncal: parque de merendas de São Miguel do Peral, um campo de padel no parque desportivo do Juncal e requalificação da zona envolvente do pavilhão municipal.
Nas quinta e sexta posição ficaram, respectivamente, as propostas para instalar lombas de redução de velocidade na Rua do Valongo, em Alqueidão da Serra, e a requalificação da entrada da Rua das Quintas, na Corredoura, Porto de Mós. No total, registaram-se 1.650 votos distribuídos pelas seis propostas admitidas.
A proposta vencedora visar criar um parque com uma torre multi-actividades, duas pérgulas em madeira, quatro bancos e três mesas para piqueniques. Segundo o proponente, o objectivo é "o convívio das famílias, envolvendo as crianças para actividades ao ar livre trazendo boas memórias" e "dar ênfase ao centro do lugar".