Viver

Património da Marinha Grande nomeado para as 7 Maravilhas da Cultura Popular

12 mai 2020 20:20

Os resultados da avaliação pelo painel de especialistas serão conhecidos a 7 de Junho. Nessa data serão igualmente divulgadas as próximas etapas do concurso, neste momento condicionadas à evolução da pandemia

patrimonio-da-marinha-grande-nomeado-para-as-7-maravilhas-da-cultura-popular
Arte xávega foi um dos cinco elementos candidatados
Jornal de Leiria/Arquivo

O Município da Marinha Grande está nomeado para as 7 maravilhas da Cultura Popular nas cinco categorias a que se propôs, tendo passado para a terceira fase do concurso.

Os resultados da avaliação pelo painel de especialistas serão conhecidos a 7 de Junho. Nessa fase, o painel, composto por sete elementos de cada um dos 18 distritos e duas regiões autónomas, elege sete patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respectivas eliminatórias regionais, explica uma nota da Câmara da Marinha Grande.

A 7 de Junho serão igualmente divulgadas as próximas etapas do concurso, que estão neste momento condicionadas à evolução da pandemia causada por Covid-19.

A Câmara da Marinha Grande candidatou cinco elementos do património cultural do concelho: o vidro, na categoria artesanato; as lendas de São Pedro de Moel, na categoria lendas e mitos; O Barco do Rancho Folclórico de Vieira de Leiria, na categoria músicas e danças; a arte xávega, nos rituais e costumes; e a Procissão da Nossa Senhora dos Navegantes, na categoria procissões e romarias.

A organização das 7 Maravilhas de Portugal recebeu 504 candidaturas ao seu concurso de 2020, dedicado à cultura popular. Estas candidaturas foram avaliadas pelo Conselho Científico, que acabou por atribuir o selo de nomeado a 471, informa a Câmara da Marinha.