Viver

Paulo Kellerman entre os nomeados para Prémio Europeu Art Explora

5 nov 2023 15:46

Escritor leiriense integra associação Hirundo, que concorre a um financiamento de 50 mil euros para projecto com refugiados

paulo-kellerman-entre-os-nomeados-para-premio-europeu-art-explora

O escritor Paulo Kellerman, de Leiria, integra a associação Hirundo, que é uma das seis finalistas ao Prémio Europeu Art Explora na categoria de Organizações Culturais com despesas até 500 mil euros.

O projecto em concurso é um "Open Camp - uma nova narrativa de crianças em campos de refugiados", que visa capacitar crianças refugiadas com narrativa e cinema animado para documentar suas histórias, lê-se na página do Art Explora.

Com ligações familiares ao concelho de Pombal, Fausta Pereira, co-fundadora da Hirundo, desafiou Paulo Kellerman a integrar a associação e o projecto. “Já trabalhei em projectos de capacitar pessoas através da arte, como a Ópera na Prisão, mas nunca estive ligado a algo relacionado com refugiados. Mas, quando o convite surgiu aceitei de imediato”, revela ao JORNAL DE LEIRIA o escritor.

Segundo explica, a Hirundo pretendeu reunir um conjunto de pessoas que pudessem contribuir com áreas diferentes. “Eu vou dar a minha parte mais criativa”, assume.

O vencedor, que será escolhido por um júri, receberá prémio de 50 mil euros para desenvolver o projecto.

Em jogo está ainda um prémio de 10 mil euros para a organização sem fins lucrativos que reunir mais votos do público.

Hirundo é o nome científico para andorinha, um pássaro migratório que em Non Profit Hirundo simboliza viagens, histórias e um mundo sem fronteiras, lê-se no site da organização, que revela que cria “narrativas que unem as culturas”.

“Usando linguagens artísticas e programas de treino, a Hirundo promove a criatividade e o pensamento crítico para transformar problemas em oportunidades que estimulam o crescimento e a aprendizagem.”