Desporto

Pavilhão do Lis recebe 'final four' do Campeonato Nacional de Goalball

3 mai 2022 15:19

Esta é a primeira competição oficial de uma modalidade adaptada no pavilhão inclusivo

pavilhao-do-lis-recebe-final-four-do-campeonato-nacional-de-goalball
Goalball é disputado por duas equipas de três atletas, invisuais ou com baixa visão
DR

A final four do Campeonato Nacional de Goalball disputa-se este sábado no Pavilhão do Lis, nas Cortes, conhecido por ser o primeiro construído com características inclusivas no País.

Disputado por duas equipas de três atletas, invisuais ou com baixa visão, o goalball é um desporto “baseado nas percepções táctil e auditiva”, com os organizadores a advertir evitação de barulho durante o jogo. A bola é dotada de um guizo de modo a dar a conhecer a sua direcção aos atletas, que utilizam viseiras opacas como forma de assegurar uma disputa em “condições de igualdade”.

A prova iniciará às 10 horas com um jogo entre o Sporting Clube de Portugal e o Castêlo de Maia, que se repetirá duas horas e meia mais tarde. As 11:15 horas e as 13:40 horas presenciarão dois duelos entre duas equipas da “cidade invicta”, o Futebol Clube do Porto e a Casa da Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Às 16 horas, será disputado o terceiro lugar, enquanto a final terá lugar às 17:15 horas.

O entrada para o evento, organizado pela Associação Nacional de Desporto para Pessoas com Deficiência Visual (ANDDVIS), é livre.