Sociedade

Pedidas melhorias para pista de pumptrack de Alqueidão da Serra, em Porto de Mós

31 jul 2022 10:15

Pista foi o primeiro projecto a vencer o Orçamento Participativo (OP) de Porto de Mós, tendo sido inaugurada em 2019. E tem sido um sucesso de utilização.

pedidas-melhorias-para-pista-de-pumptrack-de-alqueidao-da-serra-em-porto-de-mos
Pavimento apresenta algumas fendas, por onde as ervas vão furando
Maria Anabela Silva

Foi o primeiro projecto a vencer o Orçamento Participativo (OP) de Porto de Mós, tendo sido inaugurada em 2019. Falamos da pista de pumptrack de Alqueidão da Serra, idealizada por Luís Boal, jovem da freguesia praticante da modalidade. No entanto, três anos depois, o espaço reclama manutenção e arranjos.

O assunto foi levantado na última reunião pública da Câmara de Porto de Mós, pela voz de Paulo Carvalho, residente na freguesia, que chamou a atenção para o facto de a pista “começar a degradar-se”, com o piso a apresentar algumas brechas, que abrem caminho ao aparecimento de ervas. “Está a ficar uma pista verde”, ironizou.

O presidente da Junta de Alqueidão da Serra, Filipe Baptista, também já reivindicou, “mais do que uma vez”, a intervenção da câmara, nomeadamente para accionar a garantia da obra, de forma a que o empreiteiro possa fazer as reparações necessárias.

Assegurando que o município “cumpriu escrupulosamente” o projecto apresentado ao OP, o presidente da câmara, Jorge Vala, revela que a autarquia “tem uma reclamação a decorrer junto do empreiteiro para a reparação” de algumas partes do pavimento. O autarca reconhece ainda a necessidade de esclarecer a quem compete a manutenção do espaço, construído pelo município em terreno da junta.

“Não basta construir, é preciso manter”, adverte Luís Boal, lamentando que os acabamentos não tenham sido concluídos “na perfeição”. O autor da proposta frisa, no entanto, que, apesar de algumas lacunas, o projecto tem sido “um sucesso”, com “muita utilização”