Sociedade

Pedreiras cria albergue para peregrinos em antiga escola

13 out 2016 00:00

Agora que está concluída a marcação de um novo caminho para peregrinos, que faz a ligação entre Nazaré e Fátima, a Junta de Pedreiras, uma das povoações atravessadas pelo percurso, anunciou a criação de um albergue para caminheiros na freguesia.

pedreiras-cria-albergue-para-peregrinos-em-antiga-escola-5199
Maria Anabela Silva

O objectivo desta autarquia, do concelho de Porto de Mós, é fazer obras de adaptação numa antiga escola primária, que hoje funciona como estaleiro da Junta, de forma a criar condições para o acolhimento de quem faça aquele percurso.

Rogério Vieira, presidente da Junta, revela que o futuro abrigo já tem nome: Real Albergue Dona Maria, numa alusão à sua localização, junto à designada Estrada Real Dona Maria, que, no passado, era o principal eixo de ligação entre Lisboa e o Centro do País. Nas imediações, existem ainda vestígios da antiga Estalagem Real da Mala Posta.

“Será também uma forma de fazermos a evocação destes pontos que, em tempos, tiveram grande importância para a freguesia”, nota o autarca. Segundo Rogério Vieira, as obras começarão no próximo Inverno, com o equipamento do edifício com uma pequena cozinha, casa de banho e camaratas.

O autarca adianta ainda que “será cobrada uma taxa simbólica aos caminheiros, que poderão depois carimbar o passaporte [credencial autenticada pela Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima que atesta que é um peregrino em rota] na Junta”.

O anúncio da criação do albergue acontece num momento em que foi dada por concluída a marcação do Caminho Poente, que faz a ligação entre Nazaré e Fátima, feita pela Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima, aproveitando parte do percurso elaborado anteriormente pelo Centro Nacional de Cultura.

Com uma extensão de 53,2 quilómetros, o novo percurso é considerado "o mais bonito e o mais duro" de todos os caminhos de peregrinos assinalados pela associação.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.