Viver
Percursos Pedestres de Leiria ganham mais rotas e novidades
Esta segunda-feira, foi apresentado o calendário da Rede dos Percursos Pedestres de Leiria, para 2020.
Em 2020 está prevista a realização de 15 percursos, mais dois do que no ano passado, num total de cerca de 130 quilómetros, num calendário que inicia a partir do dia 16 de Fevereiro, em Amor, e que termina a 15 de Novembro, na Bajouca.
A partir deste ano, embora a participação continue gratuita, há a necessidade de inscrição prévia, através do site Visite Leiria, devido a logística e apoio médico.
Tal como em 2019, será distribuído um cartão de participação, onde cada percurso feito dá direito a um carimbo, sendo oferecida uma t-shirt ao fim de sete percursos realizados e um bastão de caminhada, com o cartão completo.
O participante mais velho e o mais novo em cada percurso receberão também um brinde e uma garrafa reutilizável para água continuará a ser distribuída pelos participantes.
A definição dos traçados e logística contam com o apoio das Juntas e das Uniões de Freguesia e com o acompanhamento técnico do Núcleo de Espeleologia de Leiria e do Clube de Orientação do Centro.
No site Visite Leiria e na página de Facebook dos Percursos Pedestres, estão já abertas as inscrições para o percurso de Amor.
Calendário
16 de Fevereiro – Amor
8 Março – Nascente do Lis (Cortes)
22 de Março – Barosa
5 de Abril – Monte Redondo
19 de Abril – Peregrino (Caminhada até Fátima)
17 de Maio – Caranguejeira
7 de Junho – Termas d’El Rei (Monte Real)
21 de Junho – Vale do Lapedo
5 de Julho – Bidoeira de Cima
19 de Julho – Maceira
13 de Setembro – Curvachia (Arrabal)
27 de Setembro – Parceiros
18 de Outubro – Praia do Pedrógão
1 Novembro – Leiria História
15 de Novembro - Bajouca
Balanço
Em 2019, foram promovidos 13 percursos, num total de 110 quilómetros, onde participaram quase sete mil pessoas, o que, para a autarquia, que apresentou esta segunda-feira, em conferência de imprensa o calendário, representa que o “interesse e a participação nos percursos pedestres têm aumentado”.
No futuro, os traçados poderão ser disponibilizados através de QR Code, com o objectivo de promover uma maior interactividade e um maior número de percursos homologados.
Com cinco roteiros homologados, está em curso a candidatura para a das rotas da Bajouca, Caranguejeira e Maceira.