Economia

Plano 100 acelera acesso das empresas aos fundos comunitários

7 fev 2016 00:00

Tornar mais rápida a entrada dos incentivos nas empresas é o objectivo

plano-100-acelera-acesso-das-empresas-aos-fundos-comunitarios-3002
Raquel de Sousa Silva

Flexibilização das regras de adiantamento, menor exigência de garantias bancárias e uma nova linha de garantia mútua são algumas das medidas de agilização de acesso aos fundos estruturais europeus contempladas no Plano 100, iniciativa que pretende fazer chegar 100 milhões de euros às empresas nos primeiros 100 dias de governo, apresentada na semana passada em Leiria.

Ana Abrunhosa lembrou que em períodos de “forte pressão da consolidação orçamental, os fundos são um dos instrumentos mais relevantes para incentivar o investimento das empresas”. O Plano 100 não contemplou alterações programáti- Portugal Pagamentos subiram 760% De final de Novembro a 22 de Janeiro, a taxa de contratação de projectos no âmbito do Portugal 2020 subiu 36 pontos percentuais.

E os pagamentos passaram de 4,4 milhões de euros para 37,8 milhões, uma subida na ordem dos 760%, revelou Ana Abrunhosa na sessão de apresentação do Plano 100, sexta-feira passada, nas instalações da Nerlei, em Leiria. A 22 de Janeiro, os projectos aprovados a nível nacional tinham associados 714,9 milhões de euros de incentivos. cas, antes privilegiou a identificação de dificuldades e criou soluções para fazer chegar rapidamente o dinheiro dos incentivos às empresas.

De final de Novembro a 22 de Janeiro, a taxa de contratação de projectos no âmbito do Portugal 2020 subiu 36 pontos percentuais. E os pagamentos passaram de 4,4 milhões de euros para 37,8 milhões, uma subida na ordem dos 760%, revelou Ana Abrunhosa na sessão de apresentação do Plano 100, sexta-feira passada, nas instalações da Nerlei, em Leiria.

A 22 de Janeiro, os projectos aprovados a nível nacional tinham associados 714,9 milhões de euros de incentivos. cas, antes privilegiou a identificação de dificuldades e criou soluções para fazer chegar rapidamente o dinheiro dos incentivos às empresas.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integraldeste artigo