Sociedade

Politécnico de Leiria apresenta livro para cegos no Brasil

29 abr 2023 09:11

Coordenadora do CRID presente na Feira do Livro Flipoços, em Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil

politecnico-de-leiria-apresenta-livro-para-cegos-no-brasil

O Politécnico de Leiria vai estar presente na Feira do Livro Flipoços, que decorre de 3 a 7 de Maio em Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil, onde será apresentado livro O Sonho de Laurinha.

A coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Socais (ESECS), Célia Sousa, é a autoria convidada do evento, onde irá participar na mesa ‘Literatura e Acessibilidade’, dia 5 de Maio, no âmbito das comemorações do dia Mundial da Língua Portuguesa.

O Sonho de Laurinha, escrito por Célia Sousa e pela presidente do Instituto Incluir do Rio de Janeiro, Carina Alves, será apresentado nesse momento.

A obra resulta de uma parceria entre o CRID e o projecto Literatura Acessível do Instituto Incluir e reúne texto aumentado para crianças e jovens com baixa visão, braille para crianças e jovens cegos, refere uma nota do Politécnico de Leiria.

Durante a Flipoços será apresentado o conceito de livro multiformato e o trabalho desenvolvido pelo CRID no âmbito da literatura acessível.

O preconceito com outras culturas é o tema central do livro infantil. A abordagem ao tema é feita "através da história de Laurinha, uma menina brasileira que tem o sonho de morar e estudar fora do Brasil", explicou recentemente uma nota de imprensa da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, que destaca o carácter multi-formato do livro.

Desenvolvido e editado pelo CRID, a obra contém texto aumentado para crianças com baixa visão, braille para cegos e pictogramas para crianças com incapacidade intelectual e diversidade funcional ou "limitações de outra natureza". O livro dispõe também de um código Quick Response (QR) que remete para as versões e-book, audio-livro, para cegos, e vídeo-livro em Língua Gestual Portuguesa, para surdos.

"Esta obra conta pela primeira vez com um código Quick Response (QR) em cada ilustração, através do qual é efectuada a auto-descrição das diferentes ilustrações, permitindo assim que as crianças cegas acedam à descrição de todas as ilustrações", assinala a nota de imprensa.

A Feira do Livro Flipoços decorre presencialmente no Teatro da Urca – Espaço SESC, mas tem transmissão ao vivo pelo canal Youtube / @FLIPOCOS-PC.