Sociedade
Politécnico de Leiria e Colégio São Miguel estabelecem pontes
Politécnico de Leiria é uma das instituições mais escolhidas pelos alunos de instituição de Fátima
O Politécnico de Leiria e o Colégio São Miguel, em Fátima, formalizaram um protocolo de cooperação, que visa aprofundar o relacionamento entre as duas instituições e criar mais pontes entre os ensinos superior e secundário.
A relação entre as duas instituições já é antiga, sendo o Politécnico de Leiria uma das principais escolhas dos alunos do Colégio São Miguel no ensino superior.
No último ano lectivo, 33 dos alunos finalistas do Colégio de São Miguel decidiram prosseguir os seus estudos no Politécnico de Leiria, o que representa cerca de 31% dos alunos do colégio que se candidataram ao ensino superior, refere uma nota de imprensa do Politécnico de Leiria.
“Esta relação com o Colégio de São Miguel tem já uma história significativa. Os 33 alunos que ingressaram no ano passado no Politécnico de Leiria são um bom exemplo. Com a formalização deste protocolo vamos agora estar mais presentes no Colégio de São Miguel, com os nossos professores e investigadores a colaborarem convosco nesta ideia de partilha de conhecimento e de estar ao vosso lado em momentos particulares”, afirmou Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, durante a cerimónia protocolar.
O protocolo, que tem a duração de um ano, mas pode ser automaticamente renovado por iguais períodos, determina que as áreas prioritárias têm por base as cinco áreas em que o Colégio de São Miguel detém cursos com planos próprios e dupla titulação, e em que o Politécnico de Leiria possui áreas de forte especialização, nomeadamente Acção Social, Actividade Física e Desporto Adaptados, Contabilidade e Gestão, Design, Cerâmica e Escultura, e Informática.
“Vocês estão no nosso foco e temos muitas oportunidades. Este é um colégio de referência e nós queremos sempre mais e melhores estudantes. E vocês estão neste nível de serem excelentes estudantes. Os nossos cursos são exigentes e formam excelentes profissionais para o futuro, não só do ponto de vista técnico e científico, mas também do ponto de vista humano. Além de querermos formar profissionais com competências técnicas e científicas, queremos cada vez mais formar melhores cidadãos”, referiu o presidente do Politécnico de Leiria, dirigindo-se aos alunos do colégio presentes na cerimónia.
Este acordo possibilitará ainda aos alunos visitas mais frequentes às escolas do Politécnico de Leiria, por forma a serem apoiados nas suas escolhas, disse ainda Rui Pedrosa, mencionando como exemplo a dinamização dos dias abertos e as três semanas temáticas promovidas pelo Politécnico de Leiria nas áreas da Indústria, do Mar e da Cultura, onde os alunos do ensino secundário têm a oportunidade de conhecer melhor a região e o seu tecido económico, social e cultural.
Para o director do colégio, Manuel Lourenço, o protocolo “formaliza aquilo que, na realidade, já é uma prática colaborativa activa, embora difusa e talvez informal”.
“As nossas instituições têm construído várias pontes e contactos para divulgação, estágios e processos avaliativos, naquilo que são os processos normais entre duas instituições de ensino”, acrescentou.
Manuel Lourenço salientou a “esmagadora a diferença comparativamente com outras instituições de ensino superior” nas escolhas dos alunos pelo Politécnico de Leiria, que tem “uma proximidade geográfica, mas também uma oferta que é percebida como sendo de qualidade pelos alunos que tomam esta opção”.
A cooperação entre as duas instituições traduz-se ainda na utilização de recursos humanos, meios técnicos e infraestruturas tecnológicas para a realização de trabalhos de investigação, de ensino e de formação de recursos humanos, realização de projectos de investigação fundamental ou aplicada e de trabalhos de prestação de serviços, de iniciativa conjunta ou autónoma a realizar por elementos de ambas as partes, em áreas de interesse comum; facilitar o acesso a informação científica, bibliográfica e de material didáctico, cooperação científica, técnica e pedagógica, podendo ter por objecto a formação dos alunos, através da realização de estágios académicos nas diversas áreas que constituem a sua actividade.