Sociedade

Politécnico de Leiria lança livro com cenários de aprendizagem estimulantes, inovadores e eficazes

15 out 2023 16:00

Projectos de Inovação Pedagógica. Skills4Future: Innovative Practices apresentado dia 30 de Outubro

politecnico-de-leiria-lanca-livro-com-cenarios-de-aprendizagem-estimulantes-inovadores-e-eficazes
Livro vai ser apresentado na Biblioteca José Saramago
Ricardo Graça/Arquivo

O Politécnico de Leiria vai apresentar o livro Projectos de Inovação Pedagógica. Skills4Future: Innovative Practices, que reúne um conjunto de artigos, resultantes do projecto institucional Skills4Future: Innovative Practices, que decorreu durante o ano lectivo de 2022-2023.

O lançamento da obra decorre na Biblioteca José Saramago, no dia 30 de Outubro, às 16:30 horas.

Esta iniciativa, que contou com várias conferências, teve como principal objectivo criar cenários de aprendizagem estimulantes, inovadores e eficazes, adoptando diversas abordagens pedagógicas.

Segundo uma nota do Politécnico de Leiria, para cumprir com este objectivo foram "envolvidos docentes de diferentes áreas científicas, de todas as escolas da instituição, representando um esforço significativo para transformar as práticas pedagógicas e preparar os estudantes para os desafios do século XXI".

A concretização do projecto passou por investir na formação profissional para o desenvolvimento de competências e a aprendizagem ao longo da vida.

"Neste contexto, pretendeu-se promover a transformação das abordagens pedagógicas através do recurso a metodologias activas e diversificação de opções metodológicas, utilização de ferramentas tecnológicas, entre outras. Esta obra representa um importante marco no que diz respeito à inovação das práticas pedagógicas, alinhando-se com o Plano Estratégico 2030 do Politécnico Leiria, que tem a inovação pedagógica e a transformação digital como eixos orientadores que permitem enfrentar os desafios contemporâneos da aprendizagem", adianta um comunicado.

O livro inclui uma compilação de artigos que destacam "as experiências, resultados e insights obtidos ao longo do projecto", que contou com a participação de docentes e investigadores, que partilham as suas perspectivas sobre como os seus projetos de inovação pedagógica potenciaram a qualidade das aprendizagens dos estudantes.