Sociedade

Politécnico de Leiria prepara quadros para a análise de dados

2 jun 2023 17:10

TeSP Análise de Dados e Estudos de Mercados será mais-valia no apoio à decisão das empresas

politecnico-de-leiria-prepara-quadros-para-a-analise-de-dados

O mundo complexo e necessário dos dados que invadiu o dia-a-dia da sociedade levanta a necessidade de garantir quadros qualificados para analisar informação, que contribua para um melhor planeamento e tomada de decisões das empresas.

Uma loja de venda de roupas que pretende identificar padrões de compra, períodos de maior procura e as preferências dos clientes para ajustar stock ou analisar o desempenho dos funcionários são áreas onde os dados podem ser mais-valia para ajustar necessidades. A Amazon utiliza dados para recomendar produtos, direccionar publicidade de acordo com as caraterísticas dos seus clientes e a Netfix utiliza “algoritmos avançados de dados para analisar o comportamento de visualização dos utilizadores”, podendo assim “personalizar recomendações e melhorar a sua estratégia de produção de conteúdos”. Estes são alguns dos exemplos apontados por Augusto Eusébio, coordenador do curso Técnico Superior Profissional (TeSP) em Análise de Dados e Estudos de Mercado, evidenciando a importância dos dados.

Carreiras diversificadas

Segundo este docente, o curso da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria permite que os estudantes “aprendam a utilizar dados de forma correcta com o objectivo de melhorar a tomada de decisões na empresa”.

A formação nesta área permite uma carreira em ciência de dados, uma das “áreas mais populares em rápido crescimento”. “Os cientistas em dados são responsáveis pela recolha, organização, análise e interpretação de dados, por forma a obter conhecimento valioso para as empresas”, sendo uma das profissões “mais procuradas e melhor remuneradas nos dias de hoje”, assume o docente.

Este TeSP abre ainda portas para a especialização em inteligência empresarial, “uma área que envolve a análise de dados e a sua transformação em conhecimento”, contribuindo, mais uma vez, para as decisões ponderadas, tendo como base a “compreensão dos negócios e a identificação de oportunidades” e um “melhor desempenho”. Os profissionais que desenvolvem este curso podem ainda trabalhar como consultores em análise de dados e analistas de estudos de mercado.

Futuro está nos dados

Diogo Abreu está a terminar o estágio do TeSP e não tem dúvidas que este será um curso com muita procura, quando as pessoas se aperceberem da sua mais-valia. “Eu já tinha noção do que eram os dados, para que servem e o seu potencial, que ajudará a consolidar outras ferramentas”, assume, ao sublinhar que em países como os Estados Unidos a procura por recursos humanos qualificados nesta área é enorme.

“A análise de dados e os estudos de mercado são fulcrais para os gestores tomarem decisões. Há poupanças de milhares de euros que se podem atingir com esta informação”, garante Diogo Abreu.

O jovem exemplifica algumas situações em que a análise de dados pode marcar a diferença: “imagine-se uma máquina que marca dez peças. Depois de analisar dados podemos verificar se é possível aumentar a sua eficácia para 20; num estudo de mercado, através da análise dos dados de inquéritos podemos ficar a saber qual a cor preferida no Norte, Centro e Sul do País.”

Segundo Diogo Abreu, muitas empresas ainda “não têm noção do potencial e da importância dos dados” que “aliados à estatística são uma ferramenta muito sólida e que ajuda à consolidação da informação”.

Mercado sem analistas de dados

Constatando que “não faltam empresas à procura de analistas de dados”, Diogo Abreu avisa que são gerados milhões de dados a todo o momento e não há gente suficiente para os analisar. “E ainda há uma área que irá ser explorada: os dados lixo, que não foram utilizados e não servem para nada. A sua monitorização também será importante.”

Com a licenciatura em advocacia no Brasil, Raphael Mengato também considera que esta é uma área com futuro. “Não tinha qualquer formação na área da matemática, mas isso não foi problema. Acredito que este curso pode ser uma óptima maneira para ingressar numa carreira voltada para a ciência dos dados, pois tem uma boa base”, sublinha. A análise de dados para os negócios é uma “mais-valia” para as empresa, acrescenta.

Augusto Eusébio adianta que formar profissionais capazes de planear, gerir e implementar metodologias de recolha de informação relevante para a empresa, armazenar, manipular, visualizar e analisar dados, é um dos objectivos.

“Os estudantes são treinados na utilização de ferramentas como a linguagem Python, que integra bibliotecas robustas, amplamente utilizadas na análise de dados, na importação e exportação de dados de diversas fontes (como por exemplo de páginas web), na obtenção de gráficos evidenciando determinadas propriedades dos dados, na integração com outras ferramentas (Microsoft word e excel, ou armazenamento de dados como o SQL) e no uso de módulos de Machine Learning que facilitam a aplicação de técnicas de estatística avançadas.