Economia
Pombal debate em conferência "O Futuro da Floresta" e a gestão sustentável
Segunda-feira, 17 de Março, a partir das 14:30 horas

O auditório da Junta de Freguesia de Abiul, no concelho de Pombal, será palco de uma conferência que abordará os principais desafios e oportunidades para a gestão sustentável da floresta.
O evento, intitulado "O Futuro da Floresta", acontecerá na próxima segunda-feira, 17 de Março, a partir das 14:30 horas.
As ameaças crescentes dos incêndios, o abandono de terrenos, a proliferação de espécies invasoras e as mudanças climáticas, comprometem o papel da floresta no equilíbrio ambiental, na economia local e na qualidade de vida das comunidades.
O evento abrirá com as intervenções de Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, e de Sandra Barros, presidente da Junta de Freguesia de Abiul.
Oriêncio Pereira, coordenador do Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, e Carlos Vila, presidente da Associação de Produtores Florestais de Pombal, abordarão o tema "A floresta da nossa região", sob moderação da vereadora Catarina Silva.
No painel "Os desafios da gestão da floresta", moderado pelo jornalista e economista Luís Marques, participarão Joaquim Sande Silva, professor da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra, e Henrique Pereira dos Santos, arquitecto paisagista, que discutirão estratégias inovadoras para preservação e valorização dos recursos florestais.
Em nota, o município, que organiza o evento, anuncia a presença, na sessão de encerramento, prevista para as 17 horas, contará com a presença de Rui Ladeira, secretário de Estado das Florestas.
A conferência tem o apoio da Junta de Freguesia de Abiul, da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e da Associação de Produtores Florestais de Pombal.
A participação é gratuita, mediante inscrição prévia através do e-mail gtf@cm-pombal.pt.