Sociedade

Pombal entregou computadores para ensino à distância

8 fev 2021 19:13

O Município prepara-se para adquirir mais computadores portáteis

pombal-entregou-computadores-para-ensino-a-distancia
Município irá adquirir mais equipamentos para suprir todas as necessidades dos alunos
Thomas Park@Unsplash

A Câmara de Pombal iniciou, na passada sexta-feira, a entrega de equipamentos informáticos aos alunos do ensino secundário, não beneficiários da Acção Social Escolar, mas que se encontram em situação de vulnerabilidade e que não se enquadram nos critérios pré-estabelecidos pelo Ministério de Educação.

Entre estes, esclarece a autarquia, encontram-se alunos estrangeiros, recentemente acolhidos nas escolas, além dos estudantes do 9.º ano de escolaridade, beneficiários da Acção Social Escolar, sinalizados pelos directores das escolas.

"Até ao momento foram entregues 44 computadores portáteis e 14 dispositivos de acesso à internet. A iniciativa resulta de um trabalho do Pelouro da Educação, em articulação com os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do concelho, com vista a preparar o ensino à distância", explica a Câmara, em comunicado.

Serão contemplados, ainda, os alunos do 1.º Ciclo (beneficiários dos escalões A e B) após ter sido esgotada a utilização dos recursos existentes nas escolas, nomeadamente os tablets entregues pelo Município, entre outros equipamentos disponibilizados nas bibliotecas escolares.

Na primeira fase do ensino à distância, a autarquia de Pombal adquiriu 100 kits (portátil e dispositivos de acesso à internet) para empréstimo a alunos do 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário, tendo sido disponibilizados, ainda, 285 tablets aos agrupamentos de escolas, destinados aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

"Uma vez que, de acordo com o levantamento agora realizado, as necessidades ultrapassam em muito a quantidade dos equipamentos disponíveis, o Município de Pombal prepara-se para adquirir mais computadores portáteis, de modo a dar uma resposta que seja mais equitativa e justa", refere a autarquia em comunicado.