Sociedade

Porto de Mós: História das Marchas Populares documentada em livro

5 jul 2024 10:02

Publicação reúne informação, imagens e protagonistas de uma tradição iniciada em 1984

porto-de-mos-historia-das-marchas-populares-documentada-em-livro
Eduardo Amaral, vereador da Cultura, e João Amado Gabriel, coordenador da obra
José Luís Jorge

Um livro para memória futura, mas também um documento que representa “a afirmação da coesão social e territorial” do concelho de Porto de Mós, afirmou esta quarta-feira, 3 de Julho, o presidente do município portomosense, na sessão de apresentação da publicação “As Marchas Populares de Porto de Mós”.

O volume, com mais de 600 páginas, foi produzido no âmbito das comemorações dos 40 anos das Marchas Populares em Porto de Mós, passa em revista as marchas apresentadas pelos diferentes lugares dos concelhos ao longo destas quatro décadas, recorda do perfil de algumas das principais figuras desta manifestação popular e permite, em alguns casos, ouvir as marchas a partir de um QR Code.

“As marchas revivem e recriam os usos e costumes, as lendas e tradições locais, sem se fincarem em saudosismos, mas evidenciando o imenso orgulho de toda a comunidade na sua história”, destacou o vereador da Cultura, Eduardo Amaral.

A obra, editada pela Jorlis, tem coordenação e textos de João Amado Gabriel, e conta ainda com o testemunho de quase duas dezenas de pessoas que estão ou estiveram envolvidas na criação e organização das Marchas Populares de Porto de Mós.