Economia

Praia da Vieira promove primeiro Festival do Arroz de Marisco no próximo fim-de-semana

10 mai 2022 10:24

Iguaria foi considerada uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa em 2011

praia-da-vieira-promove-primeiro-festival-do-arroz-de-marisco-no-proximo-fim-se-semana
.
DR

Acontece já no próximo fim-de-semana, dias 14 e 15 de Maio, o I Festival do Arroz de Marisco da Praia da Vieira, certame organizado pela Junta de Vieira de Leiria, que desta forma pretende promover aquela que considerada, em 2011, uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.

"Com elementos variados, como a lagosta, a sapateira, o camarão, a ameijoa, entre outros tipos de marisco, este arroz continua a fazer as maravilhas de quem passa pela Praia da Vieira", realça a organizadora do evento, notando que "o servir à mesa num tacho de barro e ainda a fervilhar é uma das imagens de marca desta iguaria".

Com este evento, a junta pretende "preservar as memórias das suas gentes, homenageando-as, valorizando este património gastronómico e cultural que tem feito chegar a Praia da Vieira a todos os cantos do mundo".

"Todas as pessoas que se dirijam aos restaurantes aderentes durante a duração do evento e que se deliciem com o arroz de marisco receberão um voucher de 10% (apenas sobre a comida) a utilizar num dos restaurantes aderentes até ao dia 30 de Setembro", informa ainda a junta.

São aderentes da iniciativa os seguintes estabelecimentos: Cantinho do Mar, Flôr do Liz, O Telheiro, O Búzio, Cabral, Nau Frágil, O Mirante, Lismar, O Coelho e Barrote.

"A aposta no regresso dos visitantes à Praia da Vieira é um dos principais objectivos deste evento, de modo a que possam desfrutar de outras atracções, como a arte xávega, o Rio Lis e o Pinhal do Rei, que encontra a renascer das cinzas", prossegue a organizadora.

"A animação nas ruas da Praia da Vieira durante a tarde do dia 15 estará assegurada pelo Rancho Folclórico Peixeiras da Vieira", acrescenta ainda a junta.