Desporto

Praia de Supertubos está no radar do Circuito Mundial de Surf

5 mar 2022 15:46

MEO Pro Portugal está a ser disputado em Peniche. Hoje, a maioria das favoritas qualificou-se para os 'quartos'

praia-de-supertubos-esta-no-radar-do-circuito-mundial-de-surf
Os melhores surfistas estão em Peniche para competir no MEO Pro Portugal
MEO

A Praia de Supertubos, em Peniche, é o palco português para uma etapa da Liga Mundial de Surf (WSL). O MEO Pro Portugal arrancou na quinta-feira e, até dia 13, vai ser disputado por muitos dos melhores surfistas mundiais. 

Hoje, a maioria das surfistas mais experientes do circuito mundial de surf qualificaram-se para os quartos de final da prova de Peniche, com excepção de Brisa Hennessy, líder do ‘ranking’, que disse adeus à Praia de Supertubos.

A francesa Johanne Defay (11,10) abriu as hostilidades na ‘ronda das 16’ contra a australiana Molly Picklum (9,04), seguindo-se o duelo entre duas das surfistas com mais baterias disputadas no circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL), as australianas Stephanie Gilmore e Sally Fitzgibbons.

A primeira, que conta com sete títulos de campeã mundial, levou a melhor, com uma pontuação de 11 pontos, contra os 10,27 da rival.

Depois, na terceira bateria do dia, a norte-americana Courtney Conlogue (10,26) impôs-se à costa-riquenha Brisa Hennessy (7,50), que chegou a Peniche no topo da tabela classificativa do quadro feminino, mas arrisca perder a licra amarela.

Seguiu-se a vitória da norte-americana Lakey Peterson (10,54) sobre a australiana Isabella Nichols (9,06), e o triunfo categórico da havaiana Carissa Moore (13, 17), cinco vezes campeã do mundo e campeã em título, sobre a australiana Bronte Macaulay (8,07). Já a australiana Tyler Wright (14, 17), bicampeã do mundo (2016 e 2017), ganhou à jovem havaiana Gabriela Bryan (6,20), e a brasileira Tatiana Weston-Webb (14,83) superiorizou-se à havaiana Luana Silva (10,83).

Na última bateria, houve o resultado mais surpreendente, com a australiana India Robinson, de 21 anos, ‘rookie’ (estreante) do circuito principal, a afastar a havaiana Malia Manuel, que ocupa o segundo lugar do ‘ranking’ mundial.

A acção continua na Praia de Supertubos, mas agora com a prova masculina, na qual Portugal está representado por Frederico Morais, que vai competir contra o havaiano Ezekiel Lau na 10.ª bateria.

Além do surfista português que integra o quadro de atletas do campeonato mundial, a prova conta com os portugueses convidados Afonso Antunes e Vasco Ribeiro. 

O período de espera do MEO Pro Portugal presented by Rip Curl, na Praia de Supertubos, em Peniche, começou na quinta-feira e prolonga-se até ao final da próxima semana, dia 13 de Março.

A prova pode ser acompanhada, em directo, neste link.