Sociedade

Prazo para início da exploração do Convento dos Capuchos em Leiria foi prorrogado

16 mar 2023 11:16

O projecto deverá incluir a instalação e exploração de um estabelecimento hoteleiro de qualidade superior e o investimento total para a recuperação do edificado está estimado em três milhões de euros

prazo-para-inicio-da-exploracao-do-convento-dos-capuchos-em-leiria-foi-prorrogado
A duração da concessão é de 50 anos
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

O prazo para início da exploração do Convento de Santo António dos Capuchos, em Leiria, no âmbito do programa Revive, foi prorrogado para Janeiro de 2025, revelou à agência Lusa o Ministério da Economia.

“Foi feito um aditamento ao contrato, em Janeiro de 2022, a pedido do concessionário e em face da instabilidade ainda sentida após pandemia da doença covid-19 e da crise global na energia e dos efeitos resultantes da guerra na Ucrânia que resultou em aumentos abruptos dos preços das matérias-primas, dos materiais e da mão de obra, com especial relevo no setor da construção”, explicou o ministério liderado por António Costa e Silva.

A tutela esclareceu que o “aditamento ao contrato prorrogou o prazo de início da exploração por mais três anos, ou seja, o prazo passou a ser” 10 de Janeiro de 2025.

Segundo o sítio na Internet revive.turismodeportugal.pt, o Revive, uma iniciativa conjunta dos ministérios da Economia, da Cultura, das Finanças e da Defesa, pretende promover e agilizar os processos de reabilitação e valorização de património público que se encontra devoluto, tornando-o apto para afectação a uma atividade económica com finalidade turística.

O concurso público para a concessão de exploração do Convento de Santo António dos Capuchos, para a realização de obras de recuperação do edificado, incluindo de infra-estruturas, e posterior exploração para fins turísticos como estabelecimento hoteleiro, alojamento local ou outro projecto de vocação turística, foi lançado em 26 de Setembro de 2018.

A duração da concessão é de 50 anos, a renda mínima anual de 34.150 euros e a área total de construção é de 3.668,47 metros quadrados.

No ‘site’, lê-se ainda que o projecto deverá incluir a instalação e exploração de um estabelecimento hoteleiro de qualidade superior e o investimento total para a recuperação do edificado está estimado em três milhões de euros.

Em 6 de Fevereiro de 2019, na assinatura do contrato de concessão, em Leiria, foi anunciado que um grupo de três empresários iria investir 4,5 milhões de euros na transformação do convento num hotel de quatro estrelas, com 50 quartos, piscina e restaurante.

Entretanto, foi constituída uma nova empresa, com quatro sócios, a 1652 Investimentos Hoteleiros, Lda., que tem a concessão.

Fonte da empresa remeteu hoje esclarecimentos, como o início das obras, para data posterior, esclarecendo que ainda decorrem estudos.

O Convento de Santo António dos Capuchos tem origem em 1657, com elementos arquitectónicos típicos dos conventos capuchinhos.

Em 1770, foi alvo de obras de ampliação, altura em que foram acrescentados os corpos laterais e os portais barrocos. No século XIX foi alvo de novas obras de ampliação, que lhe conferiram a disposição atual, com o edificado em volta do claustro e do pátio, segundo uma nota conjunta das secretarias de Estado do Turismo e da Defesa Nacional por ocasião da assinatura do contrato.

Com a extinção das ordens religiosas, em 1834, o convento ficou na posse do Estado, que o transformou em hospital militar em 1864. Foi restaurado em 1904 e encontra-se devoluto há vários anos.