Sociedade

Prémio para investigação de Marco Daniel Duarte sobre a arte que é protagonista em Fátima

11 nov 2023 09:59

O director do Museu do Santuário de Fátima é um dos premiados de 2023 pela Academia Portuguesa da História

premio-para-investigacao-de-marco-daniel-duarte-sobre-a-arte-que-e-protagonista-em-fatima
O investigador Marco Daniel Duarte é responsável pelo Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima
Ricardo Graça/Arquivo

É o fruto de uma investigação de duas décadas da autoria de Marco Daniel Duarte. A obra Fátima e a criação artística: o Santuário e a Iconografia. A arte como cenário e como protagonista de uma específica mensagem venceu o Prémio Veríssimo Serrão, da Academia Portuguesa da História.

Patrocinado pela Fundação Engenheiro António de Almeida, o Prémio Veríssimo Serrão tem o valor de 2.500 euros e foi anunciado esta sexta-feira.

Fátima e a criação artística: o Santuário e a Iconografia. A arte como cenário e como protagonista de uma específica mensagem é uma edição do Santuário de Fátima, em dois volumes.

Na investigação de Marco Daniel Duarte, a arte surge como protagonista em Fátima, ao serviço da mensagem do Santuário.

“Aquilo que se conclui com esta obra é que, de facto, os melhores artistas trabalharam neste lugar e produziram obra de arte de e a partir de Fátima. Todos os intervenientes que governaram este lugar, desde a primeira hora, estiveram sempre muito preocupados com a questão da beleza, que leva a fazer obra para estar ao serviço daqueles que aqui peregrinam”, disse o autor durante a sessão de apresentação, em Setembro, citado pelo serviço de comunicação do Santuário de Fátima.

Doutorado em História da Arte pela Universidade de Coimbra, Marco Daniel Duarte é director do Museu e do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima e também responsável pelo Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima.

Na apresentação da obra, no Santuário de Fátima, em Setembro, o historiador de arte Vítor Serrão defendeu a candidatura do Santuário a Património da Humanidade da Unesco.

“Fátima é um conjunto monumental artístico que reúne o melhor da história criativa e da mão de obra artística de Portugal”, argumentou.