Viver
Prémios Património.pt destacam projecto Museu na Aldeia, da SAMP
A SAMP, de Leiria, venceu a categoria Melhor Projecto em Parceria na primeira edição dos Prémios Património.pt, com o projecto Museu na Aldeia
O projecto Museu na Aldeia proporciona o encontro de profissionais dos museus, artistas, museólogos, sociólogos, psicólogos, arqueológos, bailarinos, músicos, actores e poetas com a população idosa, numa ligação de 13 aldeias e 13 museus do território da Rede Cultura 2027, que tem como principal objectivo ajudar a combater e reduzir a solidão e o isolamento dos mais velhos através da música e da arte.
Liderado pela SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos, o Museu na Aldeia venceu a categoria Melhor Projecto em Parceria na primeira edição dos Prémios Património.pt, atribuídos durante a AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural, que decorreu em Leiria até domingo.
O projecto Museu na Aldeia é financiado pelo POISE – Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social e tem como investidor social a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda parceiros como as câmaras municipais, juntas de freguesia e museus da Rede Cultura 2027, entre outros. Conta com apoio do Politécnico de Leiria na avaliação do impacto do projecto.
Na cerimónia que se realizou no sábado, no Teatro José Lúcio da Silva, o projecto De Geração em Geração- Património e Formação: Plano de sensibilização, formação e estágios para jovens, do Atelier Samthiago - Conservação e Restauro, venceu o Prémio Património.pt.
O projecto Escape Room Castelo de Lanhoso, do Município da Póvoa de Lanhoso, venceu a categoria de Melhor Projecto de Aproximação ao Público Jovem, na qual o projecto MI.MOMO.FARO: Minecraft e a Arquitectura Modernista em Faro, de Faro 2027 e do Município de Faro, recebeu menção honrosa.
Na categoria Melhor Projecto de Mediação, o vencedor foi o projecto Descola: Actividades criativas para alunos e professores, da Câmara Municipal de Lisboa.
Já o projecto Lisboa Romana | Felicitas Iulia Olisipo, também da Câmara Municipal de Lisboa, venceu a categoria Melhor Estratégia de Touring Cultural.
O projecto Museu em Casa e Oficinas de Saber e Partilha: comunicar com a comunidade em tempos de pandemia, do Museu Marítimo de Sesimbra, venceu na categoria Melhor Estratégia de Comunicação.