Desporto

Presidente do clube receia falência da SAD da União de Leiria

12 jan 2017 00:00

Presidente e directora-geral apresentam demissão da administração

presidente-do-clube-receia-falencia-da-sad-da-uniao-de-leiria-5722

O presidente da União Desportiva de Leiria (UDL), Paulo Sarraipa, receia que a SAD, constituída em 2015, entre em falência, à semelhança do que sucedeu com a anterior sociedade anónima desportiva liderada por João Bartolomeu.

Em declarações aos jornalistas, Paulo Sarraipa revela que a SAD, cujo presidente é Alexander Tolstikov, está com graves problemas financeiros, tendo apenas em dia os salários dos jogadores.

“Quero alertar os unionistas e os leirienses para a situação que se está a passar para que não haja a segunda falência de uma SAD. Numa reunião em Dezembro, foi-me dito pelo senhor Alexander que a SAD tinha muitas dívidas e que ele não pode sair do país – pois tem de se apresentar duas vezes por semana às autoridades – pelo que era difícil, por isso, o transporte de capitais para cá. Se há incumprimento com o parceiro accionista que é a UDL, temo outras situações. Tenho de alertar as pessoas para que não haja uma segunda SAD João Bartolomeu falida”, adverte Paulo Sarraipa.

Segundo o presidente do clube, nessa reunião foi apresentado o cronograma dos pagamentos que estavam a ser feitos e “a UDL constava nos últimos lugares”. Primeiro, “apareciam os jogadores, equipa técnica, estrutura, accionistas e só muito depois a UDL”.

“Também foi dito pelo Alexander que não era possível cumprir com a UDL, porque era um parceiro accionista e nós tínhamos de ser sensíveis a isso.”

Explicando que existe um protocolo entre a SAD e o clube, que obriga a sociedade anónima desportiva a pagar cinco mil euros por mês, Paulo Sarraipa acrescenta que aceitou voltar a conversar com o presidente da SAD no final de Janeiro, “na condição de ser paga uma factura de quilómetros no valor de 4200 euros”.

Segundo o dirigente, foram pagos 1500 euros, ficando acordado que o restante seria liquidado no início do ano. “Não houve esse pagamento. Estão-nos a ser cobrados 40% de um milhão de euros do orçamento da SAD, quando na realidade nunca fui ouvido para a aprovação desse orçamento, mesmo sabendo que o voto da UDL não teria peso por ser minoritária nessa estrutura accionista.”

Na segunda-feira, Paulo Sarraipa e a directora-geral do UDL, Susana Duarte, representantes do clube, apresentaram a demissão ao presidente da Assembleia Geral da Administração da SAD.

Surpresa
SAD repudia posição do clube


Numa nota de imprensa, a SAD “lamenta que questões internas sejam trazidas para a praça pública, sabe-se lá com que propósitos”.

“Tendo tomado conhecimento de que os dois vogais nomeados pela UDL para integrar o Conselho de Administração da SAD, apresentaram, inesperadamente, a sua demissão, tendo, de imediato, de tal facto dado conhecimento à comunicação social”, a administração “repudia os fundamentos de tal atitude” e garante que “prosseguirá os seus propósitos de tudo fazer para prestigiar o nome que enverga, bem como a cidade de Leiria e os leirienses”.

Na sexta-feira, o presidente da SAD Alexander Tolstikov, na fotografia, desmentiu rumores que davam conta da sua saída no final da época e admitiu que “estes boatos não são inocentes”, até porque “surgiram num momento em que a equipa recuperou na tabela classificativa”. “

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.