Economia

PRF Gas Solutions e GNLink selam acordo para a produção de Hidrogénio Verde no Brasil

25 jun 2023 19:00

Unidades terão capacidade de gerar até 5MW de energia

prf-gas-solutions-e-gnlink-selam-acordo-para-a-producao-de-hidrogenio-verde-no-brasil
Paulo Ferreira, CEO da PRF Gas Solutions
Fotografia: Ricardo Graça

A PRF Gas Solutions e a empresa brasileira GNLink, distribuidora de gás natural pertencente ao Grupo Lorinvest, firmaram um acordo de cooperação tecnológica e desenvolvimento de negócios, no Brasil, para implantação de unidades de produção de Hidrogénio Verde (H2V).

A potência produzida pode chegar aos 5 MW.

Em comunicado, a PRF, sediada em Leiria, refere que a exemplo do desenvolvimento do mercado de hidrogénio verde na Europa, as empresas irão explorar o mesmo nicho de oportunidades no Brasil, visando a transição energética com redução de carbono, nas aplicações H2V para injecção em gasodutos de gás natural, abastecimento de veículos (Fuell Cell) e utilização por Indústrias em processos industriais.

No encontro para a assinatura do acordo, o CEO da PRF, Paulo Ferreira, e o director de Desenvolvimento de Negócios da PRF, Moisés Ferreira, afirmaram que o acordo de cooperação tecnológica e desenvolvimento de negócios entre a GNLink e a sua empresa no Brasil é "extremamente significativo e representa uma oportunidade estratégica para expandir os negócios da PRF Gas Solutions e contribuir activamente para a transição energética do país".

Para Celso Silva e Marcelo Rodrigues, executivos da GNLink, este acordo "representa a complementação de portefólio e estratégia da empresa, para contribuir com a transição energética no Brasil".

A PRF Gas Solutions é uma empresa de referência na área dos gases combustíveis, com 32 anos de experiência em tecnologia, engenharia, construção, operação e manutenção de todo o tipo de equipamentos e infraestruturas para o sector do gás combustível. Nos últimos anos a PRF Gas Solutions tem investido em tecnologia e capital humano na área das energias renováveis, particularmente no hidrogénio, e com o know-how adquirido ao longo dos anos, tem-se afirmado como uma das principais referências tecnológicas na área do hidrogénio.

A GNLink A GNLink Distribuidora de Gás Natural S.A., criada em 2022, é uma empresa investida do Grupo Lorinvest, presente no Brasil desde 1953, com foco em projetos disruptivos e com pegada predominante ambiental-ESG.