Sociedade

Professora da ETAP é uma das dez finalistas Global Teacher Prize Portugal

9 mai 2023 17:11

Aniceta Neves Pena colabora com a ETAP desde 2006

professora-da-etap-e-uma-das-dez-finalistas-global-teacher-prize-portugal

Aniceta Neves Pena, professora da ETAP - Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal, é uma das dez finalistas do País seleccionadas para a distinção da edição 2023 do Global Teacher Prize Portugal.

Segundo uma nota da ETAP, este programa pretende reconhecer o papel de quem ensina e forma os adultos do futuro. "Num mundo em constante mudança, este prémio pretende valorizar os professores que assumem a responsabilidade e inovam na descoberta de novos caminhos que sirvam as necessidades actuais", refere.

Foram avaliadas 119 candidaturas de todos os níveis de ensino, de 17 distritos do continente e ilhas.

Aniceta Neves Pena colabora com a ETAP desde 2006 e tem desempenhado diversas funções colocando a sua liderança ao serviço da comunidade. Actualmente, é coordenadora do Centro Qualifica, docente de Português, área de integração e oficina do conhecimento e ainda tutora do curso profissional Técnico Auxiliar de Farmácia.

"A professora destaca-se pela promoção de uma aprendizagem activa em equipa e assente em projectos, estimulando a criatividade e a resolução de problemas. De entre muitas conquistas, destaca-se a sua contribuição para a construção do plano curricular, para o sistema de tutorias bem como para a avaliação global de competências."

Para a ETAP,  Aniceta Pena é "uma verdadeira embaixadora do lema da ETAP: 'Tocamos pessoas, transformamos vidas'. "Prova disso é a sua entrega diária aos alunos e à comunidade escolar, procurando sempre respostas inovadoras na educação dos jovens. A ETAP conta com uma equipa altamente especializada de docentes, muitos deles, nas áreas técnicas de cada curso, oriundos de empresas de referência da região", refere ainda a nota de imprensa.

A ETAP tem obtido o primeiro lugar no ranking das escolas da região de Leiria com cursosprofissionais, e obteve o  segundo lugar entre 474 escolas, a nível nacional, com a atribuição do selo "Escola SaudavelMente” - Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão 2022-2024.