Economia

Programa de estímulo ao empreendedorismo já colhe frutos em Pombal

4 set 2022 12:00

Primeira edição do NeetMaker deu origem a três negócios

programa-de-estimulo-ao-empreendedorismo-ja-colhe-frutos-em-pombal
Alexandre e Joana estão entre os jovens que pretendem investir em Pombal
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

Pombal aderiu pela primeira vez ao NeetMaker em Julho de 2021. Volvido um ano desde o arranque deste programa de capacitação, de estímulo à empregabilidade e inclusão social, são já vários os negócios, concebidos por jovens empreendedores, que estão a dinamizar diferentes áreas de actividade no concelho.

Percursos turísticos, pet sitting e massagens em meio laboral são alguns dos exemplos. Num dos gabinetes da Biblioteca Municipal de Pombal, Alexandre Pereira e Joana Bernardes dão forma aos seus negócios, num espaço apetrechado com computadores e com o apoio de um formador, benefícios que obtiveram no âmbito do programa NeetMaker.

Os seus planos ainda nem sequer estão finalizados e já conquistaram clientes, congratulam-se os jovens.

Alexandre, de 34 anos, natural de Viana do Castelo e residente em Pombal, tem formação na área das Ciências Forenses e Criminais e uma longa experiência no sector turístico, tendo inclusive estagiado na então Região de Turismo do Alto Minho. Assim, quando soube do lançamento do NeetMaker em Pombal, apressou-se a candidatar-se com o projecto que já tinha em mente.

“O meu objectivo é proporcionar vivências únicas de turismo de natureza”, criando experiências de trilhos pedestres, Caminhos de Santiago e outros percursos, “ajustados às necessidades, objectivos e resistência de cada pessoa”. É um serviço “chave-na-mão”, onde os clientes não têm de se preocupar com nenhum pormenor, podendo até contar, se isso for da sua vontade, com o acompanhamento in loco do próprio Alexandre.

Conhecer a oferta gastronómica de cada local pode ser um extra a incluir, acrescenta o empreendedor, notando que os percursos decorrerão em Pombal ou noutro ponto do País. O seu projecto chama-se The way by way- um caminho para todos, já tem sítio online e clientes, desde singulares a grupos.

Mas Alexandre pretende abrir em breve um espaço físico, em Pombal, onde os interessados possam também adquirir material de trail, running e tracking. O seu objectivo é, para já, criar o seu próprio emprego.

Esta é também a ambição de Joana Bernardes, de 26 anos, natural da Figueira da Foz e residente em Pombal, que, após esta fase de mentoria, pretende criar o seu posto de trabalho e, no futuro, “mais um ou dois” .

Serviços para pessoas e animais

Estudou artes e teatro, mas apaixonou-se pelos animais e foi auxiliar de veterinária durante dois anos. Joana Bernardes estava desempregada quando surgiu a oportunidade de desenvolver o seu plano de negócio através do NeetMaker. O seu projecto chama-se Pets by Joana, visa disponibilizar serviços de pet sitting, dog walking e, talvez, um pet hotel.
 
Presentemente, a jovem já conquistou vários clientes, que recorrem ao seu apoio para “férias, fins-de-semana e passeios diários”, mas o seu objectivo é criar um estabelecimento novo, no Louriçal. Enquanto os negócios já fluem, o objectivo destes empreendedores é candidatar os seus projectos a apoio monetário, ainda no âmbito do NeetMaker.
 
Quem também tem as melhores expectativas é Catarina Lopes, que através deste programa quer avançar com um serviço de massagens em empresas, “capazes de estimular a mente e o corpo” dos funcionários, o que considera ser uma mais-valia para as organizações onde trabalham.