Economia

Projecto de reflorestação envolve 5 mil proprietários em Pombal

10 dez 2015 00:00

A EDP Distribuição quer reflorestar zonas próximas de linhas de média e de alta tensão, para melhorar o serviço prestado à comunidade. O projecto parte de Pombal e envolve ainda os concelhos de Figueira da Foz e Soure, ao longo de 820 quilómetros.

projecto-de-reflorestacao-envolve-5-mil-proprietarios-em-pombal-2645
Daniela Franco Sousa

Na passada sexta-feira, um grupo de trabalho da EDP Distribuição sentou-se à mesa com vários presidentes de junta do concelho de Pombal e com o vereador da Energia daquela autarquia. O objectivo foi apresentar às entidades locais um projecto-piloto a lançar na região, que pretende envolver cerca de 5 mil proprietários na reflorestação das zonas que confinam com as linhas aéreas de média e de alta tensão.

O propósito da empresa é promover a substituição de árvores de grande porte, que possam tombar sobre as linhas e suscitar falhas de energia, por outras espécies arbóreas, cujo crescimento não afecte o serviço prestado pela companhia. A empresa vai encetar acordos com contrapartidas pecuniárias e em espécies, mas o êxito do projecto dependerá muito do voluntarismo dos proprietários que, em última análise, são soberanos nos seus direitos sobre a propriedade.

Em causa está um projecto-piloto denominado Louriçal, uma vez que esta foi uma das localidades onde se registaram mais estragos nas linhas durante a tempestade Gong, em 2013.

Mas, além de Pombal, o projecto abrange ainda os concelhos da Figueira da Foz e de Soure, num total de 820 quilómetros de linhas de alta e de média tensão. Como nesta região cada quilómetro de linha atravessa em média 25 propriedades - existem pontos onde atravessa 50 - é necessário fazer chegar a mensagem a cerca de 5 mil proprietários, estima a companhia, que conta a ajuda de câmaras, juntas e associações locais.

Leia mais na edição impressa ou faça registo e descarregue o PDF gratuitamente