Sociedade

Projecto do Agrupamento de Escolas vence Orçamento Participativo da Batalha

8 out 2021 12:06

“Casa Vitral – Uma Casa para Todos” vence edição 2020

projecto-do-agrupamento-de-escolas-vence-orcamento-participativo-da-batalha
A proposta recebeu 241 votos
Ricardo Graça/Arquivo

O projecto inclusivo Casa Vitral – Uma Casa para Todos apresentado pelo Agrupamento de Escolas da Batalha – Departamento de Educação Especial foi o mais votado da edição de 2020 do Orçamento Participativo promovido pelo Município da Batalha.

Segundo uma nota da autarquia, este projecto consiste na criação de um espaço integrado em contexto escolar, que disponha de condições físicas e materiais essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos com medidas adicionais.

A Casa Vitral Vontades, Inovação, Trabalho, Responsabilidade, Aprendizagens e Lideranças seria um espaço constituído por uma casa modelar de tipologia 2, que disponha de cozinha, quarto de casal, quarto de solteiro, sala e casa de banho.

A proposta vencedora surge em complemento do ProjetArte, apresentando-se como um contínuo de estratégias diferenciadoras que permitirão desenvolver competências promotoras de qualidade de vida nas suas diversas dimensões.

Dotado de recursos “que permitem aprender contexto real e significativo”, o espaço permitirá “desenvolver práticas que envolvem o cozinhar, arrumar, organizar, limpar, fazer toda a gestão doméstica e o planeamento financeiro, para além de promover as relações interpessoais e o trabalho colaborativo”.

O Município da Batalha atribuiu um valor máximo de 30 mil euros ao projecto que será desenvolvido na Escola Sede do Agrupamento de Escolas da Batalha.

Esta proposta registou 241 votos, seguindo-se na votação o projecto de aquisição de uma ambulância de pequenas dimensões para transporte de doentes quer acamados quer para socorro, da iniciativa dos Bombeiros Voluntários da Batalha e a criação de uma parede de escalada no interior do Pavilhão Multiusos da Batalha.

Ao todo, os projectos em votação receberam 465 votos.

A Câmara da Batalha informa ainda que os projectos vencedores das anteriores edições, encontram-se todos realizados e ascendem ao valor global de 150 mil euros