Sociedade
Projecto em Porto de Mós quer capturar CO2 e criar diamantes
FabLab vai ser utilizado para o desenvolvimento do protótipo.
Chama-se CO2, The Solution e pretende contribuir para o combate às alterações climáticas, através da captura de dióxido de carbono e da sua transformação em derivados de carbono, como fibra para impressão 3D ou 4D, material para a construção ou até diamantes.
O projecto, liderado por Mara Santos, investigadora formada em Química, vai agora passar à fase de criação de protótipo. É aqui que entra em cena o FabLab de Porto de Mós.
O laboratório municipal de prototipagem e fabricação digital será utilizado pela investigadora para o desenvolvimento do modelo a partir do qual pretende “provar” que a ideia funciona.
Natural de Alcanena, concelho vizinho de Porto de Mós, Mara Santos revela que o projecto começou a ser idealizado em 2018 quando, numa viagem a Nova Iorque, visitou o Diamond District, um dos principais centros da indústria mundial de diamantes.
“Sendo eu química e sabendo- se que o carbono é usado na produção de diamantes, comecei a questionar-me de que form
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.